Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Câmara entrega título de Cidadão Honorário ao coronel Figueiredo

Coronel Alexandre Pereira Figueiredo esteve à frente do 30º BIMec, em Apucarana, durante o biênio 2023–2024

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Câmara entrega título de Cidadão Honorário ao coronel Figueiredo
AutorO projeto de lei em questão foi aprovado ainda no ano de 2024 - Foto: Louan Brasileiro

Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Apucarana entregou o título de Cidadão Honorário de Apucarana ao coronel Alexandre Pereira Figueiredo, ex-comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Assista o vídeo no final do texto

Natural de Manaus, Figueiredo agradeceu a honraria e afirmou em seu discurso que “a partir de agora não sou apenas um manauara de natureza. Sou um apucaranense de coração e de direito”.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito Rodolfo Mota agradeceu o trabalho desempenhado pelo militar em prol de Apucarana, afirmando que a parceria firmada entre o batalhão e o município trouxe resultados jamais esperados. “Durante esses anos à frente do batalhão, o coronel não apenas comandou tropas. Ele construiu pontes entre o Exército e a sociedade civil. O coronel Figueiredo mostrou que liderar é, acima de tudo, servir”, declarou Rodolfo.

Para Danylo Acioli, presidente da Câmara Municipal, o coronel Figueiredo foi fundamental em uma época muito difícil da cidade, durante a epidemia da dengue. "Ele trouxe o Exército para as ruas, no bom sentido, para cuidar do nosso povo. No momento em que havia uma guerra contra a dengue, ele colocou o efetivo do Exército para nos ajudar, demonstrando o que era o braço forte e mão amiga do Exército", disse Acioli.

O vereador Moisés Tavares disse que uma das alegrias de estar no cargo é poder conceder título de cidadão honorário para quem passa pela cidade e produz bons frutos. "O coronel Figueiredo fez a diferença, deixou uma marca extremamente humanizada. Ele sim é um verdadeiro apucaranense que trabalhou e contribuiu com a cidade nos momentos mais delicados", complementou o parlamentar.

publicidade

O projeto de lei em questão foi aprovado ainda no ano de 2024 e é de autoria do então vereador Rodrigo Lauer Lievore “Recife", hoje no cargo de secretário de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur). "O comandante fez um belíssimo trabalho, ajudando sobretudo no combate à dengue, transmitindo a força do Exército sempre que a Prefeitura Municipal, a sociedade precisava. Por isso, eu estou muito feliz com essa homenagem, por reconhecer o grande homem que é o Alexandre Figueiredo", comentou Recife.

A cerimônia de entrega contou com a presença dos vereadores municipais, de outras autoridades, militares, familiares e amigos do homenageado.

LEIA MAIS: Beto Preto libera R$ 14,2 mil para municípios do Noroeste do PR

publicidade

Trajetória

Natural de Manaus, o coronel Alexandre Pereira Figueiredo, de 46 anos, assumiu o comando do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, em Apucarana, em dezembro de 2022.

Formado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), ele também é pós-graduado pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro.

publicidade

Sua carreira militar começou no ano 2000, como aspirante a oficial, servindo no Comando de Fronteira Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva. Desde então, passou por diversas unidades do Exército em quatro das cinco regiões do país, além de representar o Brasil em missões internacionais.

No Brasil, foi instrutor da Aman entre 2004 e 2007, comandou a Companhia de Comando da 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, em Corumbá (MS), entre 2014 e 2015, e, mais recentemente, esteve à frente do 30º BIMec, em Apucarana, durante o biênio 2023–2024.

No exterior, teve experiências marcantes: foi instrutor da Jungle and Amphibious Training School, na Guiana, integrou o Estado-Maior da Brigada Paraquedista da Espanha, e comandou o 12º Contingente brasileiro na Força Interina da ONU no Líbano, em 2020.

publicidade

Atualmente, o coronel Figueiredo atua como oficial de gabinete do Comandante do Exército, no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília.

A partir de julho de 2026, assumirá a função de Delegado Alterno da Missão Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos, em Washington, Estados Unidos.

Vídeo

tnonline

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline