Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Apucarana entregou o título de Cidadão Honorário de Apucarana ao coronel Alexandre Pereira Figueiredo, ex-comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Assista o vídeo no final do texto
Natural de Manaus, Figueiredo agradeceu a honraria e afirmou em seu discurso que “a partir de agora não sou apenas um manauara de natureza. Sou um apucaranense de coração e de direito”.
O prefeito Rodolfo Mota agradeceu o trabalho desempenhado pelo militar em prol de Apucarana, afirmando que a parceria firmada entre o batalhão e o município trouxe resultados jamais esperados. “Durante esses anos à frente do batalhão, o coronel não apenas comandou tropas. Ele construiu pontes entre o Exército e a sociedade civil. O coronel Figueiredo mostrou que liderar é, acima de tudo, servir”, declarou Rodolfo.
Para Danylo Acioli, presidente da Câmara Municipal, o coronel Figueiredo foi fundamental em uma época muito difícil da cidade, durante a epidemia da dengue. "Ele trouxe o Exército para as ruas, no bom sentido, para cuidar do nosso povo. No momento em que havia uma guerra contra a dengue, ele colocou o efetivo do Exército para nos ajudar, demonstrando o que era o braço forte e mão amiga do Exército", disse Acioli.
O vereador Moisés Tavares disse que uma das alegrias de estar no cargo é poder conceder título de cidadão honorário para quem passa pela cidade e produz bons frutos. "O coronel Figueiredo fez a diferença, deixou uma marca extremamente humanizada. Ele sim é um verdadeiro apucaranense que trabalhou e contribuiu com a cidade nos momentos mais delicados", complementou o parlamentar.
O projeto de lei em questão foi aprovado ainda no ano de 2024 e é de autoria do então vereador Rodrigo Lauer Lievore “Recife", hoje no cargo de secretário de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur). "O comandante fez um belíssimo trabalho, ajudando sobretudo no combate à dengue, transmitindo a força do Exército sempre que a Prefeitura Municipal, a sociedade precisava. Por isso, eu estou muito feliz com essa homenagem, por reconhecer o grande homem que é o Alexandre Figueiredo", comentou Recife.
A cerimônia de entrega contou com a presença dos vereadores municipais, de outras autoridades, militares, familiares e amigos do homenageado.
LEIA MAIS: Beto Preto libera R$ 14,2 mil para municípios do Noroeste do PR
Trajetória
Natural de Manaus, o coronel Alexandre Pereira Figueiredo, de 46 anos, assumiu o comando do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, em Apucarana, em dezembro de 2022.
Formado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), ele também é pós-graduado pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro.
Sua carreira militar começou no ano 2000, como aspirante a oficial, servindo no Comando de Fronteira Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva. Desde então, passou por diversas unidades do Exército em quatro das cinco regiões do país, além de representar o Brasil em missões internacionais.
No Brasil, foi instrutor da Aman entre 2004 e 2007, comandou a Companhia de Comando da 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, em Corumbá (MS), entre 2014 e 2015, e, mais recentemente, esteve à frente do 30º BIMec, em Apucarana, durante o biênio 2023–2024.
No exterior, teve experiências marcantes: foi instrutor da Jungle and Amphibious Training School, na Guiana, integrou o Estado-Maior da Brigada Paraquedista da Espanha, e comandou o 12º Contingente brasileiro na Força Interina da ONU no Líbano, em 2020.
Atualmente, o coronel Figueiredo atua como oficial de gabinete do Comandante do Exército, no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília.
A partir de julho de 2026, assumirá a função de Delegado Alterno da Missão Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos, em Washington, Estados Unidos.
Vídeo
tnonline
Deixe seu comentário sobre: "Câmara entrega título de Cidadão Honorário ao coronel Figueiredo"