Câmara de Apucarana é a mais transparente do Paraná, diz TCE-PR
O órgão legislativo figurava próximo ao 90º lugar e agora obteve a pontuação máxima, 100 pontos
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Câmara Municipal de Apucarana (PR) conquistou o primeiro lugar no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O órgão legislativo obteve a pontuação máxima, 100 pontos, e consolidou-se como o mais transparente do estado. Assista ao vídeo no fim da matéria.
O resultado marca uma evolução significativa para a Casa de Leis. Segundo o presidente da Câmara, Danylo Acioli (PMDB), o legislativo ocupava anteriormente posições distantes do topo, figurando próximo ao 90º lugar no ranking estadual. "Pegamos uma Câmara que não era transparente e a colocamos na melhor posição possível", afirmou o parlamentar, classificando a conquista como um "presente de Natal" para a população apucaranense neste primeiro ano de legislatura.
Gestão e Reestruturação
Para alcançar o índice máximo, Danylo atribui o sucesso a um choque de gestão focado na valorização do corpo técnico e na correta aplicação dos recursos públicos. "Pegamos servidores que estavam subutilizados e os utilizamos da maneira devida", explicou.
O presidente também destacou a mudança na cultura política da instituição. Segundo ele, o foco deixou de ser a "política barata" de apenas devolver subsídios ao Executivo para "fazer média", priorizando o uso do orçamento para aproximar o Legislativo da sociedade. Entre as ações citadas está a realização de sessões itinerantes.
O desafio agora, segundo o chefe do Legislativo, é a constância. "Alcançamos a nota 100. O difícil agora, obviamente, vai ser manter a maior nota do Estado do Paraná, mas nós vamos trabalhar para isso", concluiu.
Apucarana
Além da Câmara Municipal, o município de Apucarana avançou da 111ª posição para o 2º lugar entre os 399 municípios paranaenses no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) 2025, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (08) pelo prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) em entrevista coletiva.
O município atingiu o índice 98,23, com a classificação diamante. O município ficou atrás apenas de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que somou 99,34.
Veja o vídeo:
tnonline
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline