Câmara de Apucarana aprova programa "Bolsa para o Futuro" por unanimidade
Iniciativa, enviada pelo Executivo, visa ampliar o acesso de jovens ao Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
TNOnline TV
Foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira (3), em dois turnos, o projeto de lei que cria o Programa Bolsa para o Futuro, durante sessões extraordinárias realizadas na Câmara Municipal de Apucarana (PR). A iniciativa, enviada pelo Executivo, visa ampliar o acesso de jovens ao Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco em inovação e sistemas.
O vereador Moisés Tavares (PP), líder do prefeito na Câmara, destacou a importância estratégica da medida para a retenção de talentos no município. "É uma maneira que nós defendemos muito, não só como professor, mas como um defensor da inovação, para que a gente criasse motivos para reter os nossos talentos, os nossos jovens aqui em Apucarana", afirmou o parlamentar.
Nesta primeira edição, o programa ofertará 36 vagas para estudantes que cursarão os três anos do Ensino Médio Técnico no Colégio Sesi de Apucarana. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 930 mil ao longo de três anos, sendo mais de R$ 300 mil investidos anualmente para custear as mensalidades dos alunos selecionados.
Para participar, as famílias devem atender a critérios específicos, como estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e o estudante deve ter concluído o Ensino Fundamental em uma escola pública de Apucarana. Segundo Tavares, o impacto é social. "A gente está dando oportunidade para aquelas famílias que não têm condições financeiras de custear cursos que custam muito caro, como o Colégio Sesi, que agora está abrindo essa oportunidade em uma parceria com o município", salientou.
Fortalecimento e sanção
O projeto recebeu forte apoio do Legislativo, e o vereador Moisés Tavares anunciou que pretende ampliar o alcance da lei através de recursos próprios da Câmara. "Eu já assumi o compromisso de dedicar parte da minha emenda impositiva para dentro do programa Bolsa para o Futuro. Se a gente tem 36 hoje, podemos ter 40, 50, 60 nas próximas edições", ressaltou.
Após a aprovação unânime em dois turnos, a matéria segue agora para a sanção do prefeito municipal, para que o edital de seleção possa ser lançado oficialmente.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline