Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
POLÍTICA

Câmara de Apucarana aprova pacote de projetos do executivo

Ao todo, dez projetos de lei foram votados nas duas sessões extraordinárias que aconteceram nesta segunda-feira (26)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Câmara de Apucarana aprova pacote de projetos do executivo
Autor Sessões extraordinários aconteceram nesta segunda-feira (26) - Foto: Gabriela Jacuboski

A Câmara Municipal de Apucarana (PR) realizou nesta segunda-feira (26) duas sessões extraordinárias para a votação de um pacote contendo dez projetos de lei, todos de autoria do Poder Executivo. A mobilização do Legislativo, que interrompeu o recesso parlamentar, ocorre na semana em que o município celebra seus 82 anos de emancipação. As matérias, aprovadas por unanimidade, focaram na readequação orçamentária para programas sociais, modernização da gestão pública e infraestrutura. Assista as entrevistas no fim da matéria.

LEIA MAIS: Homem é baleado após ameaça armada contra policial no PR

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Moisés Tavares (PP), destacou que a votação cumpriu um compromisso político entre o Executivo e o Legislativo. Segundo o vereador, diversos programas importantes haviam recebido emendas dos vereadores na votação do orçamento, que acabaram sendo vetados pelo prefeito Rodolfo Mota (União) por questões técnicas de fonte de recursos. Agora, os projetos retornaram corrigidos.

"Dessa vez não foi nenhuma matéria de iniciativa dos vereadores. O prefeito está cumprindo o que foi acordado. Ele reenviou agora esses projetos da Câmara com todas as emendas, dando o devido protagonismo para os vereadores que realmente são os autores das emendas para esses programas todos", afirmou Moisés Tavares.

Entre os programas beneficiados com a aprovação dos créditos suplementares estão o "Programa Conviver" (voltado aos idosos), o "Feira Verde", o "Banco de Serviços Voluntários" além de recursos para arrendamento residencial, somando mais de R$ 1,2 milhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pauta também trouxe avanços na modernização administrativa. Foi aprovado o ingresso do município no Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA) e a implementação do Governo Digital (Projetos de Lei nº 007 e 008/2026), visando desburocratizar o acesso aos serviços públicos.

Outro ponto de destaque foi a criação da Comissão Permanente de Avaliação de Bens Imóveis. O objetivo é agilizar avaliações para fins de ITBI e desapropriações, destravando processos para engenheiros e o setor imobiliário.

O presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB), ressaltou o caráter simbólico das sessões ocorrerem durante a semana festiva da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Votamos matérias importantes como um presente verdadeiro e real para a população de Apucarana nesta semana de aniversário", declarou o presidente.

Acioli enfatizou a aprovação de recursos específicos para a causa animal, uma demanda crescente no município, além de verbas destinadas à reforma do Espaço das Feiras.

"Nós votamos, a título de exemplo, o orçamento destinado à causa animal. Precisamos implementar e suplementar o valor utilizado na causa animal porque há uma necessidade demasiada que a causa animal seja cuidada na cidade de Apucarana", explicou Danylo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os projetos aprovados em dois turnos seguem agora para a sanção do prefeito municipal.

Nas sessões, os vereadores Odarlone Orente (PT), Sidnei Oliveira (MDB) e Pablo da Segurança (Cidadania) participaram de forma online. Já os parlamentares Lucas Leugi (PSD) e Tiago Cordeiro (PDT) não estiverem presentes.

TRÂNSITO

Embora não estivessem na pauta de votação, as soluções para gargalos históricos do trânsito de Apucarana dominaram os discursos. Ambos os vereadores reforçaram a necessidade urgente de intervenções viárias na região da TV Tibagi e na entrada do Núcleo João Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moisés Tavares lembrou o compromisso da gestão do prefeito Rodolfo em realizar estudos técnicos de engenharia de tráfego para soluções definitivas, sejam rotatórias ou trincheiras.

"Precisamos pensar uma solução técnica e que seja duradoura... não só para daqui um, dois ou cinco anos. Pensando para 20, 30, 40, 50 anos. Apucarana está comemorando seus 82 anos, a gente precisa pensar os próximos 80 anos de Apucarana", pontuou Moisés.

O presidente Danylo Acioli fez coro à demanda, classificando o Núcleo João Paulo como o "segundo maior núcleo habitacional do estado do Paraná" e destacando a urgência de fluidez no local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja o vídeo

tnonline


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline