Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
FUNCIONALISMO

Câmara de Apucarana aprova novo piso dos agentes de saúde e endemias

Novo valor será pago na folha salarial de junho, de acordo com o Executivo de Apucarana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Câmara de Apucarana aprova novo piso dos agentes de saúde e endemias
Autor Vereadores durante sessão extraordinária - Foto: TNOnline

Em duas sessões extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira, a Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou projeto de lei encaminhado pelo prefeito Junior da Femac (PSD) que trata do novo piso nacional salarial dos 268 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Guardas de Endemias (GE), contratados pelo Município via Ministério da Saúde. Conforme a proposta, o salário inicial para ambas as categorias passará de R$ 2.593 para R$ 2.640 a partir deste mês de junho.

O projeto foi aprovado em regime de urgência para que o pagamento aos profissionais já vigore na folha salarial de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com a exposição de motivos, “o novo valor do piso contempla dois reajustes, um em janeiro de 2023 e outro em 1º de maio. Entretanto, o repasse do Governo Federal só foi feito em 16 de junho de 2023, após a União incluir no orçamento geral dotação própria, considerando a atualização do salário mínimo. Com a alteração, 268 profissionais contarão com o aumento em relação ao valor do vencimento inicial atual desde janeiro de 2023, lembrando que os reajustes refletem em toda a tabela de vencimentos”, diz o prefeito.

TRANSPORTE PRIVADO

Nas sessões extraordinárias desta terça-feira, a Câmara aprovou projeto de lei de autoria do vereador Mário Felippe Rodrigues (PROS), que regulamenta o funcionamento do transporte privado individual a partir de compartilhamento de veículos, o chamado serviço de transporte de passageiros por meio de aplicativo. A proposta estava na pauta da sessão ordinária de segunda-feira, porém foi retirada de pauta por pedido de vista do vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD). No seu retorno à pauta, o projeto foi aprovado por 6 votos favoráveis, com duas abstenções dos vereadores Moisés Tavares (Cidadania) e Marcos da Vila Reis (PSD) e um voto contrário do vereador Lucas Leugi (PP). Marcos e Moisés alegaram que o projeto teria que ser melhor estudado e votado em sessão ordinária, enquanto Leugi justificou que na proposta não consta o custo da taxação que vai ter a regulamentação deste meio de transporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Mário Felipe, além de incentivar novos modais de transporte e a mobilidade urbana, a regulamentação deste serviço assegura a livre concorrência e transparência de serviços de compartilhamento de veículos, segurança e confiabilidade aos usuários.

Ainda nesta terça-feira foi feita uma limpeza de pauta de matérias pendentes da última sessão ordinária antes do recesso parlamentar, realizada na segunda-feira. De acordo com o presidente da Câmara, Luciano Molina (PL), vereadores terão sessões ordinárias somente a partir do dia 7 de agosto, mas durante o recesso o Legislativo vai funcionar normalmente.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline