Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
SEGURANÇA PÚBLICA

Câmara aprova projeto que abre caminho para armar a GCM em Apucarana

Proposta do Executivo aprovada nesta quinta-feira (06) cria a Corregedoria e a Ouvidoria da corporação no município

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Câmara aprova projeto que abre caminho para armar a GCM em Apucarana
AutorVereadores realizaram duas sessões extraordinárias nesta quinta-feira (06) - Foto: Divulgação

Em duas sessões extraordinárias realizadas na tarde desta quinta-feira (06), a Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou projeto de lei encaminhado pelo prefeito Junior da Femac (MDB), que institui a Corregedoria e a Ouvidoria da Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana. Trata-se do primeiro passo para que o Poder Executivo Municipal possa dotar a corporação de armas de fogo, em conformidade com a Lei Federal nº 13.022/14 que trata do Estatuto das Guardas Civis Municipais.

-LEIA MAIS: Adolescente de 14 anos é perseguida por homem a caminho da escola

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Corregedoria e a Ouvidoria são necessárias para "estabelecer padrões de transparência, presteza e segurança" nas atividades desenvolvidas pela GCM, bem como fortalecer a cidadania em caso de supostas irregularidades cometidas pelo efetivo da corporação.

“Com certeza, a Guarda Civil Municipal de Apucarana será mais uma força de segurança para atuar em conjunto com a polícia no município”, disse o presidente da Câmara, vereador Luciano Molina (Agir), manifestando seu parecer favorável para que a corporação seja fortemente armada. “Esse é um momento importante para a nossa Guarda Municipal, que passará a ter amparo adequado para trabalhar na defesa do patrimônio público e da população”, afirmou o vereador Tiago Cordeiro de Lima (PDT), também um dos principais defensores da guarda armada.

A corporação de Apucarana, que em maio completou 19 anos de criação, conta hoje com 29 agentes efetivos e mais 23 aspirantes que estão em fase de treinamento, totalizando 52.

publicidade

SUBSÍDIOS

Ainda nas sessões extraordinárias desta quinta-feira, a Câmara de Apucarana votou mais cinco projetos de lei. Dois deles, de autoria da Mesa Diretora do Legislativo, fixam para o próximo mandato os subsídios dos vereadores, do diretor-administrativo e do procurador jurídico da câmara, assim como do prefeito, vice, secretários e procurador jurídico do município. Ambos foram aprovados em segundo turno de acordo com os textos originais.

Pelos projetos, os subsídios dos vereadores e demais cargos ficam congelados no primeiro ano de mandato, em 2025, passando a ser corrigidos à base de 5% ano a partir de 2026. Já os subsídios do prefeito e vice serão corrigidos em 5% já no primeiro ano de mandato e, assim, nos anos seguintes.

publicidade

Também foram aprovados projetos de lei do Executivo que tratam de abertura de créditos adicionais; que autoriza concessão de contribuição à Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana para atendimento ao Programa Casa Fácil; e que autoriza alienação de imóvel para empresa dentro da lei de incentivos fiscais.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline