Câmara aprova projeto do Executivo que extingue cargos na Prefeitura de Apucarana
Proposta de autoria do prefeito Rodolfo Mota foi aprovada com dois votos contrários
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Câmara de Apucarana aprovou em primeira votação, durante sessão extraordinária nesta segunda-feira (24), o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 011/2025, de autoria do prefeito Rodolfo Mota (União Brasil), que extingue 45 cargos, sendo 23 do Quadro de Pessoal Efetivo do Município de Apucarana, 10 da Autarquia Municipal de Educação (AME) e 12 da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). O projeto de lei amplia a proposta da atual gestão de investir na terceirização dos serviços públicos.
-LEIA MAIS: Projeto reestrutura cobrança do ISS em Apucarana e prevê reajustes; entenda
Entre os cargos extintos estão os de operário, analista de sistemas, vigia, carpinteiro, auxiliar de serviços gerais, assistente administrativo, auxiliar de enfermagem, entre outros. O projeto teve o voto contrário de apenas dois vereadores: Odarlone Orente (PT) e Lucas Leugi (PSD). O projeto será votado ainda em uma segunda sessão extraordinária, às 18 horas.
Segundo o texto do projeto, a extinção de cargos se dá pela "necessidade de reestruturação administrativa, modernização, racionalização de recursos humanos e financeiros, e na busca pela eficiência dos serviços públicos”.
Na justificativa, o prefeito afirma que as funções extintas não são atividades-fim da administração e “tem atualmente tem onerado demasiadamente a folha de pagamentos”, impedindo investimentos em outras áreas. Segundo o prefeito, essas funções podem ser executadas por “empresas terceirizadas”.
“Ressalto ainda que estão sendo extinto cargos que há muito não ocupados, pois se tornaram obsoletos, incompatíveis com a atual organização administrativa ou esvaziados de conteúdo em razão da evolução tecnológica, normativa e das novas formas de prestação dos serviços públicos”, diz a justificativa, assinalando que a medida não afeta a continuidade dos serviços.
Câmara
A Câmara de Vereadores também aprovou a extinção de oito cargos do Legislativo, sendo quatro definiticamente e quatro parcialmente. O vereador Odarlone também votou contra a proposta. O vereador Lucas Leugi não estava na sessão nesta votação. Entre os cargos totalmente extintos estão o de jornalista e zelador, entre outros.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline