Câmara aprova oferta do canabidiol em Apucarana
Projeto de lei do vereador Tiago Lima ainda precisa ser votado em 2º turno
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Câmara de Apucarana aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira (18), em primeira votação, projeto de lei de autoria do vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), que autoriza o Município a disponibilizar para a população o medicamento canabidiol na saúde pública. Como a sessão ordinária foi a última do ano, o projeto ainda não tem data para ser votado em segundo turno, podendo acontecer em alguma sessão extraordinária até final do ano.
O canabidiol é um medicamento derivado da cannabis (maconha), usado no tratamento de diversas doenças e síndromes, como dores crônicas, ansiedade, depressão e distúrbios do sono, entre outras. Seu uso foi bastante discutido em audiência pública realizada no dia 7 deste mês, da qual participaram médicos especialistas, deputados e familiares de pacientes que já se utilizam deste medicamento, entre outras pessoas. Na ocasião, o prefeito Junior da Femac (PSD) assumiu o compromisso de sancionar a lei após aprovação do Legislativo e colocar em prática.
-LEIA MAIS: Veja os 10 nomes de bebês mais escolhidos em Apucarana
“A aprovação deste projeto é um grande avanço que o Legislativo de Apucarana está dando no sentido de permitir à população acesso a esse medicamento caro, mas que salva vidas”, afirmou o autor do projeto, Tiago Lima.
Também foram aprovados um projeto de lei do vereador Tiago Lima que declara de utilidade pública a Equipe de Pedestrianismo Pé Vermelho e um requerimento verbal do vereador Moisés Tavares (Cidadania), que pede à Secretaria Municipal de Meio Ambiente a realização de exames mais aprofundados visando descobrir as causas de mortandade de peixes no Lago Jaboti.
Na sessão foram constituídas, ainda, a Comissão Representativa e Temporária para dar pareceres sobre projetos durante o recesso parlamentar e a Comissão Especial de Loteamento para idêntica finalidade no recesso. A Comissão Representativa é formada pelos vereadores Luciano Facchiano (PSB), Rodrigo Recife (União Brasil), Marcos da Vila Reis (PSD), Tiago Cordeiro de Lima (MDB), Antonio Garcia (União Brasil) e Mário Felippe Rodrigues (PROS). A Comissão de Loteamento por Rodrigo Recife, Marcos da Vila Reis e Mário Felippe Rodrigues.
Três convidados utilizaram a Tribuna Livre: Irineu Dubas, da Equipe Pé Vermelho, Alan Pereira da Silva, do Karatê-Vida, e Elisabete Costa Sousa, do Sindicato dos Servidores do Magistério Público do Ensino Fundamental e Educação Infantil (Simapi).
Segundo o presidente do Legislativo, vereador Luciano Molina (PL), a partir deste dia 22 a Câmara inicia o recesso, devendo voltar às atividades parlamentares no dia 5 de fevereiro de 2024.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline