Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Calor leva a consumo recorde de água e Sanepar não descarta rodízio

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Calor leva a consumo recorde de água e Sanepar não descarta rodízio
AutorFoto: Arquivo TN

Apucarana registrou nesta semana as temperaturas mais altas dos últimos 21 anos. O calor excessivo tem gerado também consumo recorde de água. Segundo a Sanepar, o município tem alcançado – em determinados momentos – demanda 48,5% maior que a media. Por conta do quadro, aliado à queda de vazão dos mananciais causada pela crise hídrica, a empresa já não descarta a implantação de rodízio de abastecimento.

O consumo médio de água em Apucarana, segundo a Sanepar, é de 1.178 m³ por hora. Nos picos registrados nos últimos dias, o consumo chegou a 1.750 m³/hora, ou seja, 572 mil litros a mais por hora. “Nunca observamos um consumo nesse nível. Isso mostra que o consumidor está desperdiçando, consumindo de modo fora do comum ”, afirma o gerente regional da Sanepar, Luiz Jacovassi.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Ele destaca que a situação gera mais alerta por conta da queda na vazão dos mananciais. Os rios Caviúna e Pirapó, responsáveis por 70% do abastecimento da cidade estão com uma redução de 10% no nível. Já os poços artesianos, que abastecem o restante da cidade, estão sentindo mais a estiagem. “Nos poços, estamos registrando uma queda de 30% no nível”, comenta.

O gerente da Sanepar admite que a situação é preocupante e pode se tornar crítica se a estiagem e as altas temperaturas persistirem. “Neste momento não estamos cogitando rodízio, mas não desconsideramos a possibilidade de adotar essa medida. Se a falta de chuva continuar e o calor persistir isso pode ser adotado sim”, comenta.

Segundo ele, a Sanepar tem apressado obras e investimentos para amenizar o problema. Entre as medidas tomadas estão a operacionalização de mais três poços artesianos - incluindo o poço 28, localizado na região do Lago jaboti, a implantação de nova elevatória no pátio do poço do Country e a ampliação do sistema Raposa. Segundo ele, a curto prazo, cinco novos poços que vão ampliar em aproximadamente 25% a produção de água serão colocados em operação.

publicidade

(Com informações de Cindy Santos)

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline