A Sanepar informa que o tempo seco e as altas temperaturas, aliados a picos de consumo muito acima da média para o período, estão comprometendo a pressurização e a distribuição de água no sistema de Apucarana. Com isso, pode haver oscilação de pressão na rede e/ou falta-d’água na cidade, principalmente nas regiões Sudeste, Sul e em locais mais altos e distantes do centro de reservação.
- LEIA MAIS: Motoneta furtada é recuperada pela Guarda Civil em Apucarana
As equipes técnicas da Sanepar trabalham 24 horas por dia para garantir a distribuição e o abastecimento de água para a população. São intensificados, neste período, serviços como interligações de redes de distribuição, limpeza de canais e poços de sucção e realização de manobras operacionais em registros para garantir a distribuição a todos os pontos da cidade.
ATENÇÃO: de acordo com Decreto n.º 10.047/25, que declara situação de emergência hídrica em todo o território do Estado do Paraná, a Sanepar pede o uso consciente e restrito da água. Em situações como esta, é essencial economizar. Priorize a água tratada para alimentação e higiene. Não desperdice. Adie serviços que não sejam urgentes, como lavagem de carros e pisos. Tome banhos mais curtos. Não varra calçadas com mangueira. Evite trocar água de piscinas. Lave a louça, escove os dentes e faça a barba sempre com a torneira fechada.
Podem ficar sem água principalmente os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a participação de todos!
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Sempre tenha em mão sua conta de água ou número de matrícula.
Deixe seu comentário sobre: "Calor e consumo acima da média afetam abastecimento em Apucarana"