Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
SAIBA MAIS

Bueiros que transbordaram em Apucarana não entupiram, aponta vistoria

Segundo o secretário Wendel Metta, o transbordamento registrado em alguns pontos da cidade ocorreu exclusivamente pelo volume excepcional de chuva

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Bueiros que transbordaram em Apucarana não entupiram, aponta vistoria
Autor Chuva forte atingiu a Cidade Alta na terça-feira - Foto: Reprodução

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Apucarana vistoriou nesta terça-feira (09/12) todos os pontos em que houve registro de transbordamento de água da chuva em bueiros e constatou que nenhuma das bocas de lobo estava entupida, diferentemente do que sugeriram vídeos compartilhados nas redes sociais.

-LEIA MAIS: Vídeo: Chuva de mais de 80 mm alaga ruas de Apucarana e Arapongas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo o secretário municipal Wendel Metta, o transbordamento registrado em alguns pontos da cidade ocorreu exclusivamente pelo volume excepcional de chuva em poucos minutos. Ele explica que todas as bocas de lobo vistoriadas estavam funcionando e sem obstruções. “Não houve nenhum caso de bueiro entupido. O que tivemos foi uma situação de alta concentração de chuva em um curto intervalo, acima da capacidade de vazão das galerias em alguns trechos”, afirmou.

O secretário lembra que em locais como a região da UPA, ruas Ponta Grossa, Nagib Daher, e proximidades do Parque Biguaçu, a água subiu rapidamente, mas escoou poucos minutos depois, tão logo a intensidade da chuva diminuiu. “Foi uma elevação momentânea. Passei pelos pontos por volta das 11 horas e já não havia mais acúmulo significativo, mesmo ainda chovendo. Quando o volume é extremo, como ocorreu hoje, alguns trechos realmente atingem o limite da rede. Mas isso não tem relação com falta de limpeza”, diz o secretário.

Na área rural, o secretário explica que a chuva forte também causou danos em trechos já fragilizados, sobretudo pela retirada de curvas de nível em algumas propriedades. Sem essa proteção, a água ganha velocidade e rompe as estradas. “Tivemos casos de valetas profundas e pontos totalmente danificados, em especial na Estrada da Serrinha, na região do Núcleo Habitacional Papa João Paulo I. É um impacto direto da ausência de curvas de nível, que além de prejudicar a estrada, também causa perda de solo e assoreamento de rios”, observou, informando que a SEAB tem intensificado a fiscalização e cobrado os proprietários rurais para que cumpram a lei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Limpeza em bueiros – Metta reforça a importância de que a população registre protocolos sempre que identificar problemas em bocas de lobo. “A solicitação para desentupimento de bueiros deve ser feita mediante abertura de um protocolo junto à prefeitura. O processo é simples, pode ser feito pessoalmente no térreo do prédio central, via WhatsApp “Relações com a Comunidade”, no número 99626-7688, ou ainda através de cadastro no Atende.Net, no endereço https://apucarana.atende.net”, orienta o secretário de Serviços Públicos.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline