O bispo da Diocese de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, afirma que o papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), deixa um legado de fraternidade. O bispo diocesano lembrou que o pontífice foi um defensor incansável da paz, condenando as guerras e pedindo paz pelo mundo durante os 12 anos em que esteve à frente da Igreja Católica.
- LEIA MAIS: Papa Francisco morre aos 88 anos após 12 anos de pontificado
"Ele nos convidou a viver de acordo com o Evangelho, uma verdadeira amizade entre as pessoas, entre os povos, superando uma cultura de guerra. O papa nos deixa esse legado de fraternidade, de que a guerra não é necessária e que é possível vencermos num espírito de verdadeiro dialogo", salienta.
Ele conta que teve a honra de encontrar o papa Francisco inúmeras vezes. A última foi em outubro do ano passado, quando Francisco concedeu o título de Basílica à Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, e abençoou a coroa da padroeira. "Por várias vezes tive alegria de me encontrar com o santo padre papa Francisco. Ele sempre foi muito acolhedor, alegre e sincero em suas palavras", destaca dom Carlos.
O bispo também lembra que Francisco foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta a liderar a Igreja Católica. "Um homem muito próximo da nossa cultura aqui no Brasil, que foi o primeiro país que ele visitou quando eleito papa, para Jornada Mundial da Juventude", destaca dom Carlos.
Para Dom Carlos, o legado do papa Francisco continuará a inspirar a Igreja Católica e o mundo. "O papa Francisco deixou-nos como legado a encíclica do evangelho da alegria, que é um verdadeiro manual, para evangelização nos dias atuais. Nós da Diocese de Apucarana estamos agradecidos ao papa Francisco por nos ter dado o título de Basílica à nossa Catedral e por ter abençoado a coroa da nossa padroeira Nossa Senhora de Lourdes”, reitera.
Com a morte do papa Francisco, a Diocese de Apucarana se une às homenagens e celebrações em todo o mundo. Nesta segunda-feira (21), será realizada uma missa, às 18h15, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes em intenção do papa Francisco.
Deixe seu comentário sobre: "Bispo destaca legado de paz e fraternidade deixado por papa Francisco"