Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
COMBATE À DENGUE

Beto Preto determina prorrogação do fumacê em Apucarana

Medida foi anunciada diante do aumento de casos de dengue no município; saiba mais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Beto Preto determina prorrogação do fumacê em Apucarana
AutorFumacê será ampliado em Apucarana - Foto: TNOnline

Diante do aumento de casos de dengue no município de Apucarana, o secretário de Estado da Saúde, e deputado federal licenciado, Beto Preto, determinou, nesta quinta-feira (18), a continuidade do "fumacê".

Com a ação, o uso do fumacê, que inicialmente previa cinco ciclos, será estendido para sete passagens, somando um acréscimo de pelo menos dez dias de utilização do produto. Hoje o são 1.602 casos confirmados.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Mutirão de Combate à Dengue da Prefeitura continua na região do João Paulo

A medida é continuidade das ações já realizadas pela Sesa, com o repasse de recursos pelo Provigia em R$ 50 milhões para os municípios em 2023, com objetivo de também auxiliar no enfrentamento da dengue.

O secretário, no entanto, reforça que embora o fumacê seja importante, é a última intervenção diante da não realização do trabalho preventivo de campo por parte do município, com a retirada de utensílios e objetos inservíveis que possam acumular água.

publicidade

"Estamos passando pela maior crise de dengue da história de Apucarana, o que reflete a ausência de ação da esfera municipal. O veneno do fumacê é uma medida paliativa, que atinge apenas o mosquito alado. Por isso, reforçamos também a necessidade do cuidado de casa em casa, principalmente pela eliminação dos focos e larvas do Aedes aegypti", afirmou Beto Preto.

Desde a crise em Apucarana, com o início da epidemia, a Sesa vem reforçando ações e auxiliando o município. Além de recursos, o Estado enviou recentemente técnicos que visitaram unidades de saúde na cidade para orientar profissionais sobre o manejo clínico de pacientes, reforçando também o apoio e a identificação da doença.

Além disso, a 16ª Regional de Saúde de Apucarana notificou o município para dar início a mutirões de limpeza na cidade.

publicidade

A Sesa também está trabalhando nas diretrizes de exigências sanitárias e assistenciais para eventual abertura de local de apoio e atendimento a pacientes com o quadro da doença no município.

MUTIRÕES E CENTRAL DE ATENDIMENTO

Segundo a Prefeitura, o Mutirão de Combate à Dengue, iniciado nos bairros, segue na região do Núcleo João Paulo nesta quinta-feira (18). O recolhimento de materiais inservíveis nos bairros daquela área da cidade começou na segunda-feira (15), lotando 60 caminhões de lixo deixado pelos moradores nas calçadas. Além do João Paulo, o mutirão da dengue está atendendo o Loteamento Sol Nascente, Núcleo Guaracy Freire, jardins Primavera, Miriam e Gramados.

publicidade

A Prefeitura de Apucarana também anunciou que vai estruturar uma central de atendimento aos casos de dengue no Ginásio de Esportes Lagoão. O objetivo é desafogar as outras unidades que vêm recebendo grande número de pacientes nos últimos dias, em virtude da epidemia da doença enfrentada pelo município.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline