Beto Preto destaca projeto de nova captação de água para Apucarana
Sanepar apresenta quinta-feira (22), na Bolsa de Valores de São Paulo, o edital de licitação para viabilizar alternativa de captação de água
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Sanepar apresenta nesta quinta-feira, dia 22 de janeiro, a partir das 15 horas, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o edital de licitação pública para locação de ativos do “Sistema de Abastecimento Integrado do Norte do Paraná” (SAINP).
Com previsão de R$ 650 milhões em investimento, na sua primeira etapa, as obras marcam um nova etapa na expansão e na modernização da infraestrutura de abastecimento que atendem Apucarana, Arapongas e Rolândia. Do evento participam diretores e equipes técnicas da Sanepar, para prestar esclarecimentos sobre os principais aspectos do edital, seu modelo de contratação e as oportunidades envolvidas.
LEIA MAIS: De africano a sueco, lista traz todos os campeões da Prova 28 desde 1962; confira
O secretário de estado da saúde e deputado estadual licenciado, Beto Preto, lembra que vem lutando por este projeto há mais de 10 anos. “Nós queríamos uma nova alternativa – considerando as limitações do Ribeirão Caviúna - e, agora, a Sanepar está viabilizando este projeto, com uma nova captação no Rio Taquara”, assinala Beto Preto.
Conforme reforça o secretário é importante frisar que esse é o momento que se consolida a futura captação de água de Apucarana no Rio Taquara, e que atenderá também Arapongas e Rolândia. “Todo o sistema vai ser coligado, com locação de ativos da Sanepar e de outras empresas que irão partilhar o processo por 20 anos”, explica Beto Preto.
SEGURANÇA HÍDRICA - Para ele, essa é uma nova fronteira para Apucarana no que se refere ao abastecimento de água para o futuro. “Cito ainda a nova subestação de energia elétrica da Copel em Apucarana, que já está pronta - com R$ 76 milhões de investimentos - e que deve ser entregue, provavelmente neste próximo dia 30 de janeiro, com a presença do governador Ratinho Junior em Apucarana”, informa.
O secretário pontua que se trata de uma luta da qual participa ativamente, seja em Curitiba ou Brasília, cuidando dos interesses dos apucaranenses. “Ao mesmo tempo, cumprimento todos os atores políticos que estão juntos nesta luta, por que ninguém faz nada sozinho. Saúdo prefeitos, vereadores e lideranças de toda nossa região”, acrescenta Beto Preto.
Ele enfatiza ainda o fundamental apoio do governador Ratinho Junior e do presidente da Sanepar, Wilson Bley, que se colocaram à disposição deste projeto por acreditar no futuro da nossa região.
O novo sistema (SAINP) terá capacidade de produzir 5,5 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) e potencial para atender uma população de até 1,54 milhão de consumidores.
O edital refere-se à primeira etapa, que envolve a implantação de nova captação no Rio Taquaras, a ampliação da estrutura existente no Ribeirão Apertados, Estação de Tratamento de Água, adutoras e reservatórios, com produção de 1,2 m³/s integrando inicialmente os sistemas de abastecimento de água de Apucarana, Arapongas e Rolândia.
Para o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, o SAINP representa um passo decisivo para garantir a segurança hídrica da região. Ele destaca que o sistema deve fortalecer o abastecimento diante de períodos críticos, garantindo água com qualidade e quantidade para a população, extrapolando fronteiras geopolíticas e integrando bacias hidrográficas.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline