Beto Preto comemora reconhecimento do Paraná pela OMS
Estado se tornou referência mundial em políticas para idosos

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, comemorou nesta segunda-feira (25), em Washington (EUA), o reconhecimento do Paraná pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), como Estado referência mundial em políticas para idosos.
- LEIA MAIS: Com atletas do Paraná, Brasil encerra Mundial com resultado histórico
Segundo Beto Preto, o título de “Estado Amigo da Pessoa Idosa” representa um marco histórico para o Paraná. Ele destacou que a conquista é fruto do trabalho liderado pelo governador Ratinho Junior desde 2019, com a implantação do Plano Estadual de Saúde e a organização do SUS no Estado, priorizando a atenção aos idosos em todas as fases do atendimento, da atenção primária à especializada.
“O Paraná sai na frente como o primeiro Estado brasileiro a receber esse reconhecimento internacional. Isso mostra que nossas políticas públicas têm feito a diferença na vida da população idosa. É um momento histórico para os paranaenses”, afirmou o secretário.
O reconhecimento também reforça a liderança do Estado em nível municipal. Das 51 cidades brasileiras certificadas pela OMS como “Cidades Amigas da Pessoa Idosa”, 38 estão no Paraná. Para o secretário, esse dado evidencia o empenho dos municípios em adotar políticas transversais que envolvem saúde, assistência social, emprego e renda, garantindo mais qualidade de vida à população idosa.
“Esse é o governo Ratinho Junior, que tem transformado a vida dos paranaenses e agora colhe os frutos de um trabalho iniciado em 2019. Temos muito a avançar, mas este é um passo histórico”, concluiu.