MAIS LIDAS
VER TODOS

data

Banco de Doação de leite humano: um gesto que salva vidas

Saiba como se tornar uma doadora de leite e ajudar bebês prematuros

Da Redação

·
Letícia, a filha Livia e a enfermeira Ana Paula Sargi
Icone Camera Foto por Divulgação
Letícia, a filha Livia e a enfermeira Ana Paula Sargi
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.05.2025, 13:50:19 Editado em 19.05.2025, 13:50:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Nesta segunda-feira (19), O Banco de Leite Humano do Hospital da Providência celebra o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, uma data que vai muito além da conscientização, pois representa um ato de amor que pode ser decisivo na vida de milhares de recém-nascidos, especialmente os prematuros internados em UTIs neonatais.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Paratletas de Apucarana fazem história no Parajaps 2025

Muitos bebês internados dependem da doação para receber os nutrientes e a proteção imunológica que o leite materno oferece. De acordo com o Ministério da Saúde, um litro de leite humano pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

Ana Paula Sargi, enfermeira coordenadora do Banco de Leite do Hospital da Providência, explica a importância da doação. “O leite materno doado pode salvar a vida de muitos bebês prematuros internados em uma UTI Neonatal. Para recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, cada gota faz toda a diferença”.

continua após publicidade

Letícia Vilas Boas, é mãe da pequena Lívia, que nasceu prematura, com apenas 35 semanas de gestação. Após o parto, a bebê precisou ser internada na UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil por 13 dias. “Quando a Lívia nasceu, fui pro quarto e ela pra UTI. Não tinha dimensão, nem tinha parado pra pensar na questão do aleitamento, estava tão nervosa, que isso nem passou pela minha cabeça”, relembra Letícia.

Foi nesse momento delicado que o Banco de Leite Humano se tornou parte essencial da vida da família. Sem poder amamentar nos primeiros dias, a recém-nascida recebeu o leite doado por outras mães. “As enfermeiras me explicaram que ela ia receber leite do banco e que eu ia começar a fazer o estímulo do meu leite. Se não fosse o Banco de Leite, talvez ela tivesse recebido fórmula, mas não sei se teria sido suficiente, o banco foi essencial.”

Neste Dia Nacional da Doação de Leite Humano, histórias como a de Letícia e Lívia reforçam a urgência do ato de doar. Toda mulher que amamenta e tem leite excedente pode se tornar uma doadora. Basta estar saudável e não usar medicamentos que interfiram na amamentação. Os bancos de leite oferecem todo o suporte necessário, inclusive o material para coleta e transporte do leite.

continua após publicidade

O Banco de Leite Humano fica localizado no primeiro andar do Hospital da Providência, com funcionamento de segunda a quinta-feira das 7h às 16h30 e às sextas-feiras das 7h às 15h30. As orientações também podem ser realizadas pelo telefone: 3420-1479 ou pelo whatsapp: (43) 99156-9199.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Banco de Doação de leite humano: um gesto que salva vidas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!