Apucarana

Autarquia de Saúde de Apucarana realiza concurso público neste domingo

Vinda de concurseiros movimenta o comércio da cidade

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Este é o terceiro concurso realizado no município em menos de 60 dias
fonte: Reprodução
Este é o terceiro concurso realizado no município em menos de 60 dias

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana realiza neste domingo, 26, concurso público com a participação de 4.509 candidatos. São 67 vagas distribuídas em 20 cargos. Este é o terceiro concurso realizado no município em menos de 60 dias. Os certames anteriores, ocorridos em 15 de maio, para a Guarda Municipal e 12 de junho para o quadro geral da prefeitura, reuniram quase 10 mil candidatos. Movimentação de concurseiros aquece o comércio da cidade.

continua após publicidade

O concurso deste domingo será aplicado em dois locais: Faculdade de Apucarana (FAP) e na Unespar/Fecea. As provas serão realizadas no período da manhã para os cargos de nível médio e fundamental, e no da tarde para quem disputa as vagas que exigem ensino superior.

As oportunidades abertas são para advogado, agente de saneamento, assessor técnico, assistente de atendimento, atendente de consultório dentário, atendente de farmácia, auxiliar de serviços gerais, cirurgião dentista com especialidade em endodontia, cirurgião dentista com especialidade em prótese dentária, cirurgião dentista com especialidade traumatologia bucomaxilofacial, engenheiro civil, fisioterapeuta, guarda de endemias/agentes de combate a endemias, médico, médico ginecologista, médico psiquiatra, protético, psicólogo, técnico de higiene dental e técnico de vigilância sanitária.

continua após publicidade

Os salários variam de R$ 1.392,53 (cadastro de reserva para auxiliar de serviços gerais) a R$ 13.583,42 para médico psiquiatra.  A instituição responsável pela organização do concurso é a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL).

 Concurso movimenta comércio

Os concursos realizados em Apucarana nas últimas semanas têm movimentado setores como de transportes, hotelaria e alimentação da cidade. A vinda de concurseiros de diversas regiões do estado e até de outras partes do Brasil, deixam os hotéis da cidade lotados e dobram as corridas para motoristas de aplicativos, por exemplo.

continua após publicidade

De acordo com Reinaldo Gonçalves, recepcionista de um hotel localizado na Avenida Curitiba, nas datas em que acontecem concurso na cidade, a lotação dos quartos fica até 50% maior. “No último concurso, do dia 12, nosso hotel ficou lotado e vários outros hotéis da cidade já não tinham mais vagas para receber hóspedes. Para este domingo, já temos procura também, só que menor. Percebemos que vem pessoas de todas as partes do país para participar. Para os negócios é muito bom”, disse.

Em outro hotel, localizado na Avenida Minas Gerais, os concursos também movimentam as reservas em até 40%. Segunda a recepcionista Bianca Nunes, sempre que há provas na cidade, há registro de aumento nas reservas. “Percebemos uma movimentação bem maior nos fins de semana em que acontecem os concursos, nossas reservas aumentam em até 40%. Para este fim de semana ainda está tranquilo, mas esperamos uma maior movimentação”, declarou.

Edvaldo Cardoso de Macedo é motorista de aplicativo e garante que nos dias de concurso público na cidade, as corridas aumentam em cerca de 50%. “Quando há concursos nos horários de entrada e saída dos concursos aumentam bastante nas viagens. Para este domingo, já estou esperando para aproveitar, pois é um ganho a mais, um bom extra”, garantiu.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News