MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Autarquia de Educação realiza aula inaugural do curso de Libras

Neste ano, 130 pessoas, entre professores e membros da comunidade, vão participar da formação, divididos em cinco turmas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.03.2024, 11:31:34 Editado em 21.03.2024, 11:31:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Autarquia Municipal de Educação de Apucarana, realizou, na noite de ontem (20/3), no auditório do Senac, a aula inaugural do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Neste ano, 130 pessoas, entre professores e membros da comunidade, vão participar da formação, divididos em cinco turmas dos níveis básico, intermediário e avançado. As aulas serão realizadas uma vez por semana, na Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes.

continua após publicidade

LEIA MAIS - VÍDEO: câmera flagra momento em que Frontier bate em carro e foge

A secretária de educação, Marli Fernandes, explica que o ensino de Libras foi implantado no currículo das escolas municipais de Apucarana em 2022, contemplando todos os estudantes, surdos e ouvintes, das turmas de 1º ano 5º ano do Ensino Fundamental.

continua após publicidade

“Para que a disciplina pudesse ser introduzida na grade curricular, nós tivemos que capacitar primeiramente os nossos docentes. Por isso, desde 2014, a Autarquia de Educação, por meio do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), vem ofertando esse curso, de forma gratuita, aos professores e servidores da sua rede. No ano passado, nós ampliamos o trabalho e estendemos as inscrições para toda a comunidade apucaranense. A procura pelo curso tem sido muito grande, gerando inclusive fila de espera,” disse.

O prefeito Junior da Femac destaca que Apucarana faz parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras, com sede em Barcelona, na Espanha. “Um dos princípios da Carta das Cidades Educadoras prevê que os municípios associados devem promover uma educação inclusiva ao longo da vida. É isso que estamos fazendo ao ofertar esse curso, de forma gratuita, para a nossa população. Parabéns a todos que se inscreveram e estão dispostos a participar da formação. Vocês estão contribuindo para a construção de uma sociedade cada dia melhor e mais justa,” congratulou.

Atualmente, oito estudantes surdos ou com implantes cocleares estão matriculados nos centros infantis (CMEIs) e escolas municipais de Apucarana. O Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), da Autarquia Municipal de Educação, assegura a eles o acompanhamento de intérpretes nas salas de aula regulares e a participação em Sala de Recursos Multifuncionais – Surdez no contraturno.

continua após publicidade

Dia Mundial da Síndrome de Down é celebrado na rede municipal de educação de Apucarana

Na noite de ontem (20/3), no auditório do Senac, a Autarquia Municipal de Educação também promoveu a conscientização do público sobre a Síndrome de Down.

O Dia Mundial da Síndrome de Down é celebrado anualmente no dia 21 do mês 03 (março). A data escolhida faz referência ao fato de que as pessoas com essa condição genética possuem três pares do cromossomo 21.

continua após publicidade

“Nós temos nove estudantes com Síndrome de Down matriculados esse ano na rede municipal de educação de Apucarana. Assim como ocorre com os surdos, eles também recebem todo o suporte de que necessitam para estudar por meio do nosso Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar,” afirmou a secretária de educação, Marli Fernandes.

“As crianças com trissomia do cromossomo 21 têm algumas características que as diferenciam das demais, como olhos amendoados, menos tônus muscular, pés e mãos menores e desenvolvimento intelectual mais lento. Porém, com o apoio adequado, elas são plenamente capazes de aprender e se adaptar à vida em sociedade,” acrescentou o prefeito Junior da Femac.

Participaram ainda do evento de ontem (20/3) no Senac, a presidente da Associação Download de Apoio à Síndrome de Down, Luciana Godoi A. Costa, o técnico do Núcleo Regional de Educação (NRE-Apucarana), José Carlos, e a secretária municipal de Assistência Social, Jossuela Pirelli.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Autarquia de Educação realiza aula inaugural do curso de Libras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!