Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
CONSCIENTIZAÇÃO

Audiência pública sobre o Dia da Hemofilia é realizada em Apucarana

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (Abraphem)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Câmara Municipal de Apucarana (PR) sediou nesta terça-feira (16), audiência pública sobre o Dia Mundial da Hemofilia. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (Abraphem).

- LEIA MAIS: Hemofilia é tema de audiência pública em Apucarana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A administradora apucaranense Indianara Ramos Galhardo, vice-presidente e cofundadora da associação afirma que tratar o assunto joga luz a essa causa.

“Há 11 anos, quando recebemos o diagnóstico do meu filho, eu não fazia ideia de como lidar com isso, e hoje estamos aqui fazendo essa audiência pública”

Ela é mãe do estudante Théo, de 12 anos, que tem Hemofilia A (grave) e relata a importância da rede de apoio que existe hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A gente precisa que as pessoas conheçam e se informem para que as famílias não tenham medo e que possam ter a sua liberdade para que nossos filhos possam viver, ir à escola e vivermos a vida sem medo”, destaca.

Além de Indianara, estiveram presentes Fausto Celso Trigo, diretor do Hemocentro Regional de Londrina; Nayra Romario Psicóloga; Mario Yoshiuki Utiamada, médico pediatra e pessoa com Hemofilia, dentre outros profissionais convidados, pessoas com hemofilia e familiares.

O vereador Moisés Tavares (PP) também esteve presente. Ele é autor do Projeto de Lei nº 34 de 2024, aprovado em primeiro turno de votação na última sessão ordinária realizada no dia 8 de abril, na Câmara de Apucarana. O projeto trata-se da lei "Arthur Gabriel Vieira Borges", que inclui no calendário oficial de eventos de Apucarana o "Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia", a ser lembrado todos os anos no dia 17 de abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre a Hemofilia

A hemofilia é um distúrbio genético raro que afeta a coagulação do sangue. Geralmente, é mais comum em homens e ocorre devido à deficiência ou ausência de proteínas de coagulação no sangue, o que pode resultar em hemorragias prolongadas e frequentes, tanto internas quanto externas.

Existem dois tipos principais: hemofilia A, causada pela deficiência do fator VIII de coagulação, e hemofilia B, causada pela deficiência do fator IX. O tratamento envolve a reposição desses fatores de coagulação e o gerenciamento cuidadoso das atividades diárias para evitar lesões que possam levar a sangramentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline