Apucaranenses recebem titulo de “Comendador da Inovação do Paraná”
Apucarana teve papel de destaque na edição deste ano
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O Governo do Paraná realizou, nesta segunda-feira (15), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a solenidade do Prêmio Mecenas e Embaixadores da Inovação, principal reconhecimento estadual concedido a lideranças que impulsionam o ecossistema de inovação paranaense. Instituída pelo Decreto nº 2.077/2023, a premiação culmina com o título de “Comendador da Inovação Paraná” a homenageados indicados por representantes de ecossistemas e ambientes de inovação de todo o Estado, em um processo que valoriza a atuação territorial, colaborativa e contínua.
Apucarana teve papel de destaque na edição deste ano, com dois representantes entre os agraciados: o ex-presidente da Acia e atual presidente do Conecta Apucarana, Wanderlei Faganello, e o consultor do Sebrae e membro da governança do Conecta Apucarana, Tiago Cunha. As distinções foram entregues pelo vice-governador do Paraná, Darci Piana, e pelo secretário de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, reforçando o peso institucional do reconhecimento.
Wanderlei Faganello ressaltou que a premiação é resultado de um trabalho de longo prazo. “Esse prêmio representa uma conquista pessoal pelo trabalho desenvolvido junto ao Conecta, que nasceu na Acia e tem se destacado como ecossistema de inovação, mas também é uma conquista coletiva do município”, afirmou.
Segundo ele, Apucarana tem avançado em rankings relevantes junto ao Sebrae nacional e atraído investimentos do Governo do Paraná para o fortalecimento do ecossistema local. “Não é uma conquista de um único ano, mas de oito anos de trabalho contínuo, com muito empenho da governança que hoje é composta por 33 entidades. Por isso, este reconhecimento como embaixador da inovação nos orgulha e nos motiva a trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento da região”, completou.
Ao receber a homenagem, Tiago Cunha destacou o caráter coletivo da conquista. “Recebo este prêmio como Embaixador da Inovação da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial do Paraná com muita gratidão e alegria. É um reconhecimento que me honra e, ao mesmo tempo, reforça o sentido de um trabalho construído de forma coletiva”, afirmou.
Para ele, a premiação projeta Apucarana e o Vale do Ivaí no cenário estadual da inovação. “Essa homenagem evidencia que estamos no caminho certo ao investir em articulação, governança e na construção de um ambiente favorável ao empreendedorismo e à inovação. Agradeço ao Sebrae, ao Conecta Apucarana e a todos os parceiros que fazem parte dessa trajetória. Este reconhecimento fortalece nosso compromisso com o desenvolvimento do território”, completou.
Em seu pronunciamento, o secretário de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, enfatizou a importância do reconhecimento como política pública. “Uma das palavras mais importantes que podemos praticar é reconhecer. Reconhecer as pessoas que ajudam a desenvolver o Estado do Paraná, especialmente na área da inovação. Por meio da nossa Secretaria, realizamos o momento mais importante do ano, que é o reconhecimento de lideranças que trabalham em prol da inovação do Paraná”, afirmou.
Canziani destacou, de forma nominal, o trabalho desenvolvido em Apucarana. “Com muita alegria, homenageamos o Faganello, ex-presidente da Acia e presidente do Conecta Apucarana, pelo excelente trabalho em prol da inovação da cidade, do Vale do Ivaí e do Paraná como um todo. Também destacamos a atuação de Tiago Cunha, consultor do Sebrae, especialista em inovação e conselheiro em diversos ambientes de inovação da região. A vocês, nosso reconhecimento e nossa gratidão por tudo o que fazem pela inovação do Paraná e do Brasil”, declarou.
O secretário lamentou a ausência de Wanderlei Faganello na cerimônia, em razão de compromissos pessoais, e anunciou que a entrega simbólica será realizada em Apucarana. “Sabemos que ele teve impedimentos particulares, mas faço questão de entregar pessoalmente a homenagem quando estiver no município”, disse.
Com o Prêmio Mecenas e Embaixadores da Inovação, Apucarana consolida sua presença entre os principais polos de inovação do Estado.
“O reconhecimento ao Wanderlei Faganello e ao Tiago Cunha reforça a percepção de que o município vem construindo, de forma consistente e colaborativa, um ambiente favorável ao empreendedorismo inovador, com reflexos diretos no desenvolvimento do Vale do Ivaí e no fortalecimento do ecossistema paranaense como um todo”, concluiu o secretário Alex Canziani.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline