MAIS LIDAS
VER TODOS

XENOFOBIA

Apucaranenses que vivem em Portugal relatam casos de discriminação

Xenofobia virou assunto nesta semana após uma brasileira ser agredida verbalmente no aeroporto de Porto

Da Redação

·
Adriano e a esposa Solange moram há mais de 20 anos
Icone Camera Foto por reprodução/arquivo pessoal
Adriano e a esposa Solange moram há mais de 20 anos
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.11.2023, 12:47:10 Editado em 13.11.2023, 08:03:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vídeo em que uma paulista sofre xenofobia no aeroporto de Porto, em Portugal, trouxe à tona um problema vivenciado por muitos imigrantes que moram na terra lusitana. A apucaranense Solange Machado Arruda, de 57 anos, foi embora para Portugal há mais de 20 anos em busca de uma vida melhor e apesar de amar o país – ela mora em Montemor, a 100 km de Lisboa –, ela lamenta de dois episódios xenofóbicos de que foi vítima. Um deles ocorreu há três anos quando a brasileira foi abordada em um café por um português que a agrediu verbalmente e a mandou “voltar para o Brasil”. Ela foi acolhida pelo proprietário do estabelecimento, que testemunhou a cena e chamou a polícia. Uma queixa foi registrada junto à Guarda Nacional Republicana.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Vereador do Paraná diz que "nordestinos não gostam de trabalhar"

O outro caso de xenofobia ocorreu no ambiente de trabalho dela. Solange conta que estava no supermercado quando um cliente chegou e disse que iria dar queixa contra o proprietário do estabelecimento pelo alto número de brasileiros trabalhando no local. São 17 no total. “Ele disse que os brasileiros estavam tirando o lugar dos portugueses. Meu patrão é português e gosta de contratar brasileiros. Ele diz que nós trabalhamos bem não faltamos ao trabalho”, comenta. “Muitos brasileiros são discriminados pelos portugueses nas escolas faculdades, no trabalho e até mesmo na rua, principalmente mulheres”, afirma.

continua após publicidade

O esposo de Solange, Adriano José Arruda, de 51 anos, afirma ter sofrido preconceito por ser brasileiro diversas vezes, sobretudo no ambiente de trabalho. Mas que atualmente aprendeu a se defender e que esse tipo de ataque é feito por uma minoria. “Algumas vezes no próprio local de trabalho eu ouvia: 'volta para sua terra, homem'. Mas isso é uma minoria. Os portugueses são bem mais inteligentes e eles sabem que nós imigrantes viemos para somar”, pondera.

Outra moradora do país é Clenir Ostermann, que vive em Leiria há 23 anos e disse que vivenciou alguns episódios "chatos" logo quando chegou no país. "Quando cheguei eu evitava falar para as pessoas que eu era brasileira, porque eles diziam que mulher brasileira é prostituta e o homem é vagabundo. Mas isso não é verdade. Hoje essa ideia está mudando porque vemos muitos profissionais brasileiros trabalhando aqui, dentistas, advogados e outros, o que antigamente era muito raro. Agora, em todos os lugares tem brasileiros, mas o preconceito ainda existe, infelizmente", comenta, acrescentando que o número de brasileiros no país também incomoda alguns portugueses.

 Clenir Ostermann vive em Portugal há 23 anos
Foto por reprodução/arquivo pessoal
Clenir Ostermann vive em Portugal há 23 anos
continua após publicidade

CASOS DE XENOFOBIA AUMENTARAM

Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), quase 40 mil brasileiros vivem legalmente em Portugal e representam cerca de 40% da população estrangeira. Só este ano aproximadamente 150.000 adquiriram um título de residência no país. Apesar dos casos lamentáveis, todos os entrevistados afirmam que a maior parte dos portugueses gosta e respeita os brasileiros.

Entre 2017 e 2022, as denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal cresceram 433%, segundo balanço da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial do país divulgado pela Uol Tab.

ENTENDA

A brasileira estava descendo as escadas do aeroporto quando teve o pé atingido por uma mala de uma passageira que estava próxima. Ao expressar dor, a mulher portuguesa começou a proferir xingamentos, dizendo que a brasileira não era bem-vinda em Portugal. A brasileira imediatamente começou a gravar as ofensas.

continua após publicidade

As ofensas ganharam repercussão após o caso ser revelado pela Gazeta Bragantina. "Pode filmar o que você quiser, pode até pôr na internet. Sua porca. Vai para a sua terra, sua porca. Sou portuguesa de raça. Você que é brasileira. Vá para a sua terra. Estão invadindo Portugal, essa raça de filha da p***", disse a portuguesa.

Em Brasília, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, rebateu o ataque xenófobo. “Se for isso, nós temos direito por reciprocidade, porque em 1500 eles invadiram o Brasil e nós estamos de acordo. Concordo até que repatriem todos os imigrantes que lá estão devolvendo junto o ouro de Ouro Preto e aí fica tudo certo, a gente fica quite", disse Dino.

continua após publicidade

Assista o vídeo:

Caso veio à tona nesta semana e trouxe outras situações de preconceito vivenciadas por brasileiros na terra lusitana tnonline



GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucaranenses que vivem em Portugal relatam casos de discriminação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!