Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
RELIGIÃO

Apucarana vai receber em fevereiro a Assembleia dos Bispos do Paraná

Participarão do evento todos os arcebispos e bispos das 18 arquidioceses do Regional Sul 2 da CNBB e da metropolia e eparquia ucranianas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana vai receber em fevereiro a Assembleia dos Bispos do Paraná
AutorBispos do Paraná virão a Apucarana para encontro - Foto: Reprodução CNBB

A Diocese de Apucarana (PR) será a sede da Assembleia dos Bispos do Paraná, que acontecerá nos dias 8 a 12 de fevereiro. Participarão do evento todos os arcebispos e bispos das 18 arquidioceses do Regional Sul 2 da CNBB e da metropolia e eparquia ucranianas, com sede no Paraná; o administrador diocesano da diocese de Campo Mourão (PR), padre Genivaldo Barboza; o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski; e o presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, padre Edson Zamiro da Silva.

-LEIA MAIS: Prefeitura de Apucarana suspende atendimento noturno em duas UBSs

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A assembleia acontecerá no Hotel Executive Arapongas, em Arapongas (PR), e terá início ao meio-dia do sábado, dia 8, com o almoço. À tarde, o episcopado terá uma reunião com o núncio apostólico, dom Giambattista Diquattro, que estará presente para participar da celebração dos 60 anos de criação da diocese de Apucarana. No final do dia, acontecerá a celebração eucarística na capela do hotel, presidida por dom Giambattista, ladeado pelo arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz, e pelo bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira.

No domingo, dia 09, todos os bispos participarão da celebração dos 60 anos da diocese de Apucarana (PR). A missa será às 9h no Ginásio de Esportes Lagoão, em Apucarana, presidida pelo núncio apostólico, com a instalação da Basílica Catedral Nossa Senhora de Lourdes e a bênção dos símbolos da dignidade basilical: a Umbrela, símbolo da especial ligação da Nova Basílica com o Santo Padre o Papa; o Tintinabulo, com a Padroeira e o brasão da nova basílica; e a a Virga Rubra, para a condução das procissões na nova basílica. Após a missa, acontecerá a procissão até a Catedral Basílica Nossa Senhora de Lourdes, onde serão levados os símbolos e o núncio concederá a bênção papal. A tarde do domingo está reservada para um momento de convivência fraterna entre os bispos.

De segunda até quarta-feira, ao meio-dia, os bispos vão trabalhar sobre uma extensa pauta de temas, intercalados com momentos de oração e convivência fraterna. Entre os principais temas estão: a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na Guiné-Bissau, África; o Jubileu da Esperança 2025; a COP30, que acontecerá de 10 a 21 de novembro em Belém (PA); a Pré-COP30 Sul, que acontecerá de 17 a 20 de julho, em Governador Celso Ramos (SC); a OSIB e os cursos de Teologia no Regional; questões sobre a relação entre a Igreja Católica Ucraniana e Igreja Ortodoxa; a pastoral carcerária; a vida religiosa consagrada no Paraná; a análise de conjuntura da Pastoral Indígena e Indigenista no Paraná; e questões referentes à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e à administração do Regional.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline