Apucarana vai premiar cafés especiais da região em dezembro
1º Prêmio Café Qualidade Apucarana quer destacar potencial produtivo local e impulsionar mercado cafeeiro; 23 amostras serão avaliadas "às cegas"

Apucarana, no norte do Paraná, se prepara para realizar seu primeiro concurso voltado à excelência na produção cafeeira: o 1º Prêmio Café Qualidade. O evento acontece em 2 de dezembro, no Clube de Campo Água Azul, com objetivo de reconhecer e promover os melhores cafés produzidos no município e região.
- LEIA MAIS: Educador físico de Apucarana inspira pacientes na luta contra o câncer
“A iniciativa visa apresentar o alto potencial da produção local, que muitas vezes é desconhecido até mesmo por cafeterias da própria cidade que acabam comprando grãos de outras regiões”, destaca o técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Marco Antônio Casini Sanches.
De acordo com ele, concurso recebeu a inscrição de produtores da cidade e região, que já passaram por um processo rigoroso de seleção. Inicialmente, cada produtor inscrito entregou 15 quilos de café. O lote total foi submetido a uma avaliação física minuciosa, que analisou padrões como peneira, umidade e a presença de defeitos.
Os 23 cafés selecionados para a fase final serão avaliados em uma única categoria, com foco estrito na qualidade da bebida, devendo ser, nas palavras dos organizadores, um "café especial". “As amostras estão estocadas e serão repassadas para representantes de 12 cafeterias inscritas até o momento, que farão a degustação e avaliação em um sistema às cegas. Esse método, que garante a isenção do julgamento ao omitir a identificação do produtor, busca aferir a real nota e percepção de qualidade do café”, afirma Casini.
A divulgação final, que revelará os vencedores com base nas notas obtidas na degustação, está marcada para a noite do dia 2 de dezembro. O 1º Prêmio Café Qualidade Apucarana é fruto de uma parceria entre Sebrae, Prefeitura Municipal, IDR-Paraná e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia).
SEMINÁRIO
No mesmo dia, será realizado o 1º Seminário de Cafés Especiais da Região de Apucarana. O evento técnico tem como tema “Valorizando a produção local e conectando produtores e consumidores”, e vai reunir cafeicultores e técnicos rurais, baristas, cafeterias, universidades e consumidores em um espaço de troca de conhecimento, experiências e negócios.
Apucarana possui 1.384 hectares de cafezais, sendo o quinto maior produtor do Paraná, com mais de 2.376 toneladas colhidas. “A ideia é valorizar o que temos de bom em Apucarana e região. Produzimos um dos melhores cafés do Paraná. Somos o segundo polo produtor do estado, com mais de 1,3 mil hectares, atrás apenas da região de Carlópolis, mas temos muito a avançar. Temos excelentes cafeicultores e podemos duplicar essa área na Serra de Apucarana, o que geraria ainda mais valor de produção para o município, dinamizando a economia local”, contextualizou Cristóvam Ripol, gerente da Regional Apucarana da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), destacando que o “café da Serra de Apucarana é cultivado em altitudes entre 700 e 950 metros, em solo vulcânico, conferindo características únicas ao produto”.
Além de Apucarana, já estão confirmadas as participações de cafeicultores de Cambira, Califórnia e Jandaia do Sul, reforçando o caráter regional da iniciativa. O seminário prevê palestras e painéis com especialistas, oficinas de torra, degustação e drinks com café, rodada de negócios e exposição artística, além da premiação dos melhores cafés especiais da região no Prêmio Café Qualidade 2025.
