Apucarana teve ao menos 35 quedas de árvores e 12 destelhamentos
Relatório preliminar da Defesa Civil não inclui atendimentos feitos por bombeiros, Guarda Civil, e outros órgãos

Pelo menos 35 árvores caíram e 12 imóveis foram destelhados em Apucarana (PR), durante o temporal que atingiu o município e região na noite da última sexta-feira (17). Os números integram o relatório preliminar da Defesa Civil que não inclui atendimentos do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM), Copel e Sanepar.
- LEIA MAIS: Acidente entre carro e moto deixa homem ferido no centro de Apucarana
Os estragos foram registrados na área central, rural e nos bairros Residencial Sumatra, Jardim Colonial, João Goulart, Jardim Trabalhista, João Paulo, Loteamento Sanches dos Santos, Dom Romeu, Solo Sagrado, distrito de Vila Reis, Pirapó e na zona rural.
"Tivemos casos de destelhamentos, alagamentos, quedas de árvores simples e graves que levou rede elétrica, em cima de casa", disse o Coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Gearola Leme.

Segundo o sargento, a força do vento causou grandes danos à infraestrutura elétrica, gerando muitos pontos de interrupção no fornecimento. “A Copel me informou que teve mais de 20 ou 30 pontos de rompimento de rede elétrica. Creio que foi mais”, disse.
De acordo com Leme, o evento foi o mais violento já presenciado por ele na cidade e em anos, o que exigiu grande empenho de diversos órgãos municipais. “O prefeito, Rodolfo Motta, autorizou o acionamento de todos os órgãos. Além da Defesa Civil, atuaram os setores de Serviços Públicos, Trânsito, Guarda Civil Municipal, Copel e o Corpo de Bombeiros que atendeu situações mais graves”, ressaltou o coordenador.
Leme mencionou que será realizada uma reunião de Análise Pós Ação (APA) com todos os órgãos que atuaram nos atendimentos. “Faremos uma reunião com todos os órgãos envolvidos para corrigir aquilo que por acaso não saiu na excelência, e vamos tentar melhorar sempre”, assinala.
Veja mais fotos: