MAIS LIDAS
VER TODOS

Combate a doença

Apucarana tem menor índice de casos positivos de dengue na região, diz Prefeitura

Município soma 803 casos e um óbito, segundo o governo estadual

Da Redação

·
Prefeitura diz que mantém estratégias bem definidas de combate à dengue
Icone Camera Foto por Divulgação
Prefeitura diz que mantém estratégias bem definidas de combate à dengue
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.04.2025, 17:53:20 Editado em 24.04.2025, 17:53:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Após confirmar nesta semana o primeiro óbito por dengue dentro do atual ciclo epidemiológico, ocorrido no dia 15 de março de uma mulher de 65 anos que tinha histórico de comorbidades, o secretário municipal da Saúde de Apucarana, Guilherme de Paula, reforçou que a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) tem enfrentado o mosquito Aedes aegypti com estratégias definidas.

“Apesar de estarmos em alerta, todo o trabalho que integra a campanha “Operação Guerra contra a dengue” tem garantido o controle da doença no município, tanto é que no atual estágio, que revela crescimento da dengue em todo Estado, Apucarana, uma das cidades que mais tem notificado casos suspeitos no Paraná, mantém o menor índice de casos positivados entre os municípios da região”, diz o Dr. Guilherme.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Motorista erra caminho por causa do GPS e capota caminhão próximo ao Lago Schmidt

Segundo último balanço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Apucarana registra 803 casos confirmados e 338 em investigação. Em comparação ao número de notificações, o número de casos positivos é de 17%. A título de comparação, ele cita Maringá, com uma população de mais de 400 mil pessoas, que no mesmo período notificou 5.385 suspeitas, quase o mesmo que Apucarana (4.685 notificações), e tem 1.538 casos positivos, totalizando 28% dos casos notificados. “Apucarana está trabalhando muito, atendendo a população e notificando todos os casos suspeitos”, reforça o secretário municipal de Saúde.

Outro exemplo dado pelo secretário na região é o município de Mandaguaçu, com 23 mil habitantes. “Nesta cidade foram notificados 2.465 casos e eles tiveram 1.543 positivados, o que representa 62% das notificações”, relata o secretário, explicando que Apucarana também está entre os poucos municípios da regional que está enviando casos suspeitos para o Laboratório Central do Paraná (Lacen). “Somente em março foram enviados 242 casos para teste”, concluiu Dr. Guilherme.

continua após publicidade

O prefeito Rodolfo Mota reforça o compromisso de Apucarana no combate ao mosquito. “A dengue mata e por isso temos feito um trabalho incansável, dia após dia, para conter a proliferação do mosquito transmissor. Ações coordenadas entre secretárias de Saúde, Serviços Públicos, Meio Ambiente, com apoio do Exército, e ações do Programa Saúde na Escola (PSE), além de divulgações através da Secretaria Municipal de Comunicação”, elenca o prefeito, citando como exemplos a realização de mutirões de limpeza bairro a bairro com atuação dos agentes de combate a endemias (ACE’s), a implantação do Pronto Atendimento da Dengue 18 horas, no prédio do futuro Hospital de Apucarana, aplicação do fumacê nas regiões mais afetadas – através de parceria com a Regional de Saúde – e instalação de 427 pontos de ovitrampas para monitorar a população do mosquito. “O poder público está fazendo sua parte, mas 80% dos focos estão dentro das residências. A população precisa seguir vigilante, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água”, alerta o prefeito.

Denúncias – A população pode contribuir ainda com denúncias de locais que, pela falta de cuidado adequado, se transformaram em acumuladores de água e criadouros do mosquito. “A população pode enviar informações, juntamente com fotos, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp pelo número (43) 99626-7658”, solicita o prefeito Rodolfo Mota. Outro canal de informação sobre o panorama da doença no município é o site https://dengue.apucarana.pr.gov.br.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana tem menor índice de casos positivos de dengue na região, diz Prefeitura"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!