MAIS LIDAS
VER TODOS

Cultura

Apucarana sedia encontros nacionais de Grafite e Breaking

A organização das iniciativas começou a ser definida nesta quinta-feira (04/08)

Da Redação

·
A atração, que terá entrada franca, vai acontecer entre 13 e 22 horas
Icone Camera Foto por Assessoria
A atração, que terá entrada franca, vai acontecer entre 13 e 22 horas
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.08.2022, 21:55:17 Editado em 04.08.2022, 19:32:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Apucarana confirmou para outubro a realização de dois grandes eventos nacionais da chamada cultura de rua. Com apoio da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), o mês inicia com a 9ª edição do Fábrica Cultural, que vai reunir – dia 1º – no palco do Cine Teatro Fênix, os melhores atletas de breaking do país em batalhas 3 X 3 (masculino e feminino). Já entre os dias 7 e 9, a atração fica por conta do 5º Encontro Nacional de Grafite – “Wall of Street 2022” que, além dos melhores artistas brasileiros, também deverá contar com a presença de ícones internacionais da expressão artística.

continua após publicidade

A organização das iniciativas começou a ser definida nesta quinta-feira (04/08), no gabinete municipal, em uma reunião entre o prefeito Júnior da Femac, a secretária da Promatur, professora Maria Agar Borba, o grafiteiro apucaranense Márcio de Luchtenberg, o Zion, o organizador do festival de breaking, César Ramos e o proprietário da Turboélice Publicidade e Design, Marlon Fonteque. “Duas iniciativas fantásticas que têm total apoio da administração municipal. Tanto o grafite, quanto o breaking, que agora é um esporte olímpico, são expressões que promovem e despertam sentimentos positivos, de bem estar e que promovem acolhimento e inclusão, sobretudo, junto ao público jovem”, diz o prefeito Júnior da Femac.

Ele lembra que o “Wall of Street” já tem raízes profundas na cidade sendo, na sua avaliação, as duas edições mais marcantes as realizadas no muro do Colégio Estadual Nilo Cairo, em 2019, e a do ano passado, que teve como tela o prédio do Centro de Artes e Esportes Unificados do Jardim América (Praça CEU). “Agora teremos essa novidade, que é o encontro nacional de breaking, que certamente também será um sucesso”, comentou o prefeito Júnior da Femac.

continua após publicidade

O organizador da 9º Fábrica Cultural, César Ramos, explica que o evento é uma realização da empresa apucaranense Manos Caps e que tem em seu histórico edições promovidas dentro da própria fábrica. Ele frisa que a expansão do evento, com apoio da prefeitura, visa promover o esporte. “Nas batalhas do dia 1º de outubro, no Cine Teatro Fênix, esperamos contar com a presença de cerca de 70 breakers, os melhores do Brasil”, informa Ramos.

A atração, que terá entrada franca, vai acontecer entre 13 e 22 horas. “A Manos Caps é patrocinadora da Confederação Nacional de Breaking e também de atletas, como o bboy Klay, que neste último final de semana ficou em terceiro lugar na batalha 1 X 1, no campeonato brasileiro, e tem índice olímpico”, revela. Uma atividade que começou como dança – originada nos anos 70 – o breaking recentemente se tornou um esporte olímpico e estará presente nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

O organizador do “Wall of Street 2022”, Zion, disse que o local da quinta edição do encontro nacional de grafiteiros ainda será definido em conjunto com a Promatur. “Também esperamos contar com mais artistas do exterior, conferindo ao evento o título de internacional. Estruturalmente, também estamos trabalhando para que seja o maior, com a inclusão de novidades que devemos confirmar em breve”, disse Zion.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana sedia encontros nacionais de Grafite e Breaking"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!