Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
INCENTIVO

Apucarana sanciona lei para criar calendário oficial de corridas de rua

Proposta foi apresentada pelos vereadores Danylo Acioli e Moisés Tavares

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana sanciona lei para criar calendário oficial de corridas de rua
Autor Evento foi realizado no gabinete da Prefeitura de Apucarana - Foto: Gabriela Jacuboski / TNOnline

O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), sancionou nesta terça-feira (20) a lei que institui a Política Municipal de Incentivo às Corridas de Rua. De autoria dos vereadores Danylo Acioli (MDB) e Moisés Tavares (PP), a nova norma tem como objetivo principal organizar o calendário esportivo da cidade, oferecendo segurança para atletas e organizadores, além de minimizar impactos no trânsito e fomentar a economia local. Veja o vídeo abaixo

-LEIA MAIS: Com 5.436 inscritos, Prova 28 terá número recorde de participantes

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A legislação chega para consolidar uma vocação natural do município, conhecido nacionalmente pela tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro. Com a nova lei, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, passa a gerir um Calendário Municipal de Corridas de Rua. A medida exige que eventos públicos e privados sejam previamente cadastrados, garantindo suporte técnico e previsibilidade para a população.

Segundo o vereador Danylo Acioli, a iniciativa atende a uma necessidade de planejamento urbano diante do crescimento do esporte. "A corrida de rua está no DNA do apucaranense. A lei surge para que quem corre e quem transita pela cidade entenda que haverá um calendário. As empresas que querem investir conseguem estabelecer um cronograma e a cidade desenvolve no esporte, que é saúde, lazer e economia", afirmou Acioli, citando ainda o potencial para atrair grandes eventos, como uma meia maratona, devido à topografia desafiadora da cidade.

Para o coautor da lei, vereador Moisés Tavares, a regulamentação "eleva o nível" das competições locais. Ele destaca que a corrida de rua vai muito além do ato de correr; envolve logística complexa, intervenções no trânsito e responsabilidade técnica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Precisamos que a prefeitura crie um regulamento com critérios e condições para realizar uma prova. Isso enaltece os profissionais e oferece tranquilidade para quem promove o evento", explicou Tavares, mencionando o envolvimento de diversas entidades locais, como Unimed, Sesc e grupos de corrida como o Pé Vermelho.

O secretário de Esportes de Apucarana destacou que a pasta trabalhará agora para "quebrar a cabeça" e definir as datas de forma estratégica, evitando conflitos com outros grandes eventos da cidade e garantindo a disponibilidade da Guarda Municipal e agentes de trânsito.

"Nós vamos tentar profissionalizar. Querem profissionalizar? Vamos fazer o correto, mas terá que ter regras. As assessorias esportivas também têm que se adequar", pontuou o secretário. Ele ressaltou a importância da segurança viária para evitar acidentes e conflitos entre motoristas e corredores, citando o modelo de Londrina, que realiza mais de 60 provas anuais, como um exemplo a ser observado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei, que entra em vigor a partir de sua publicação, também autoriza o apoio institucional da prefeitura com a cessão de materiais como cones e grades para eventos cadastrados, incentivando a prática sem gerar novas despesas excessivas ao município. O ato de sanção ocorre às vésperas da Prova 28 de Janeiro, que neste ano registra um recorde de mais de 5.400 atletas inscritos.


tnonline


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline