O prefeito de Apucarana (PR), Rodolfo Mota (União Brasil), realizou uma coletiva na manhã desta quinta-feira (23) a respeito de diversos assuntos. Um deles foi sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). O gestor público anunciou como vai funcionar, quais são as datas e os valores referentes ao imposto. (Assista entrevista abaixo)
O prefeito anunciou que o pagamento do IPTU começa no dia 10 de março e que há uma novidade este ano. “Como de praxe, ele inicia o pagamento no dia 10 de março. Podem ser feitas em dez parcelas, desde que a parcela seja superior a R$ 50. Então, todos os lançamentos de parcelas superiores a R$ 50, o IPTU já vem dividido automaticamente em dez vezes”, iniciou.
- LEIA MAIS: Prefeito anuncia que escolas não serão mais fechadas em Apucarana
“A novidade é que a pessoa não precisa esperar o carnê chegar pelos Correios. O Correio já inicia a distribuição na quarta-feira, dia 29, mas a pessoa não precisa esperar chegar pelo correio, caso extravie, caso molhe ou qualquer outra coisa. A partir desta quinta-feira (23), [o carnê] está disponível pela internet para a pessoa consultar o valor, para a pessoa poder se organizar em relação aos pagamentos”, explicou.
O prefeito ainda salientou que os recursos arrecadados com o pagamento do imposto são convertidos em investimentos que beneficia a população apucaranense. “A gente está feliz em saber que a população compreende a importância do pagamento do IPTU e sabe que esse dinheiro volta diretamente, por exemplo, na aquisição da mochila que a gente adicionou lá no nosso kit, de uniforme escolar. Esse é um investimento pago com recursos livres, com recursos esses que são oriundos aqui do pagamento de IPTU. Então, é importante que a população saiba que esse dinheiro é o dinheiro que fica aqui na cidade para investimento em obras. Na questão da educação, uma parte é custeada com esses recursos”, afirmou.
A secretária interina da Fazenda, Sueli Pereira, participou do anúncio e informou que o IPTU de 2025 sofreu um reajuste somente na atualização do INPC. “Não teve um reajuste real no lançamento do IPTU de 2025”, disse.
Assista:
TNOnline TV
Deixe seu comentário sobre: "Apucarana: saiba quais são as datas e os valores do IPTU 2025"