Apucarana registra média de um resgate por dia de animais vítimas de maus-tratos
entro Municipal de Saúde Animal de Apucarana (Cemsa) registrou 280 resgates de cães e gatos em situação de urgência entre março e outubro deste ano
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O Centro Municipal de Saúde Animal de Apucarana (Cemsa) registrou 280 resgates de cães e gatos em situação de urgência entre março e outubro deste ano, média de 35 atendimentos por mês. Os casos mais frequentes envolvem atropelamentos de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos. O levantamento é do coordenador da unidade, o biólogo Fernando Felipe, conhecido como Repórter Selvagem, que assumiu a gestão do serviço em janeiro.
-LEIA MAIS: Câmara aprova projeto do Executivo que extingue cargos na Prefeitura de Apucarana
Desde março, o Cemsa passou a registrar oficialmente todos os atendimentos, reorganizando um fluxo de trabalho que não existia desde a criação do programa, em 2021. Segundo o coordenador, a maior parte dos chamados é relacionada a traumas graves. “De dez animais recolhidos, mais da metade é atropelamento. Chegam com fraturas, cortes profundos, bicheiras e, em alguns casos, órgãos aparentes”, explica. Ele reforça que o serviço atua exclusivamente em situações caracterizadas como maus-tratos, funcionando das 8h às 20h, com plantão para urgência.
Vinculado à Autarquia Municipal de Saúde (AMS), o centro mantém contrato com uma clínica terceirizada que realiza exames, cirurgias e atendimentos especializados todos os dias da semana, incluindo feriados. “Quando há necessidade de procedimentos mais complexos, encaminhamos à clínica. Já casos de médio porte, como bicheiras, são tratados diretamente na nossa estrutura”, detalha Felipe.
Além dos resgates de urgência, o Cemsa acolhe animais que perdem a guarda após denúncias comprovadas de maus-tratos, encaminhadas pela Delegacia de Polícia. O trabalho inclui ainda suporte mensal, com suplementação alimentar, a protetores independentes que mantêm lares temporários com mais de 15 animais. “Abandono também é maus-tratos, previsto em lei. Ao adotar, o tutor assume responsabilidade legal pelo bem-estar do animal”, reforça o coordenador.
A equipe do Cemsa é composta por servidores plantonistas, médica-veterinária, estagiárias, equipe administrativa, fiscal de maus-tratos e profissionais de apoio operacional. A unidade conta com dois veículos exclusivos para resgates e realiza ações permanentes de educação ambiental, além de estimular a adoção responsável.
Serviço – O Cemsa está localizado na Rua Cristiano Kussmaul, nº 2.578 (próximo ao Contorno Sul) e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefones: (43) 3308-1414 e WhatsApp (43) 99626-3680 (somente mensagens). De segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, e aos fins de semana, das 8h às 20h, o atendimento é pelo telefone (43) 99967-0045. Mais informações: www.instagram.com/cemsaapucarana.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline