Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
SEM MONITORAMENTO

Apucarana registra falta de testes de covid-19

Pacientes com sintomas estão sendo liberados da UPA e do Centro Infantil sem ter acesso ao diagnóstico por conta do problema

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana registrou 35 casos em março: número, no entanto, não é real
Icone Camera Foto por AEN/Reprodução
Apucarana registrou 35 casos em março: número, no entanto, não é real
paragrafos: 9

Moradores de Apucarana que estão procurando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas de covid-19 estão voltando para casa sem saber se estão ou não com a doença. O motivo é a falta de testes disponíveis na rede municipal de saúde. O município argumenta que não está recebendo material suficiente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) e, por isso, fará uma compra emergencial.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Apucarana tem mais três mortes por dengue confirmadas, aponta boletim

O coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica da AMS, Luciano Simplício Sobrinho, afirma que o número de testes enviados pela Sesa-PR caiu no início deste mês. “Foram poucos testes que chegaram e rapidamente já foram usados”, explica. O problema também é registrado no Centro de Saúde Infantil Sonho de Criança.

Por isso, a Prefeitura decidiu realizar por conta própria uma licitação. No entanto, Luciano assinala que a compra está demorando porque o produto está em falta no mercado nacional. “Recebi a informação que não estavam achando os testes (para comprar). Conseguiram agora achar um fornecedor”, assinala, observando que a compra e a chegada dos testes ainda vai demorar pelo menos mais 15 dias.

O coordenador admite que a situação não é a ideal, porque o município acaba não tendo um controle real do número de casos, ainda mais com a chegada do outono. Segundo os dados disponíveis, Apucarana registrou 56 registros da doença em janeiro, 47 em fevereiro e 35 em março.

O chefe da 16ª RS, Marcos Costa, explica que a distribuição dos testes é feita pela Sesa-PR de acordo com o repasse feito pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, houve uma redução na quantidade enviada ao Paraná. Ele orienta os municípios a avaliarem a demanda de pacientes e, caso haja necessidade, realizar a aquisição dos testes por conta própria.

NOTA DA SESA-PR

A Sesa-PR informou, em nota, que os testes para detecção da Covid-19 são enviados pelo Ministério da Saúde e que o Estado repassa aos municípios os testes assim que recebe. "Ao mesmo tempo, a Secretaria de Estado da Saúde tem antecipado recursos para a Vigilância em Saúde, via programa Provigia. Foram R$ 60 milhões recentemente anunciados pelo Governo do Estado, além de recursos extras para que as prefeituras, via Secretaria Municipal de Saúde, façam aquisições de insumos", informou a secretaria.

No ano passado, ainda segunda a nota, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, também direcionou recursos do programa para que os municípios pudessem fazer frente às demandas, que inclusive contemplam a testagem do coronavírus, com mais de 300 milhões também para outras ações de vigilância.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline