MAIS LIDAS
VER TODOS

confira a programação

Apucarana recebe Congresso Paranaense de Síndrome de Down

Evento acontecerá neste fim de semana, de 22 a 24 de novembro

Da Redação

·
I Congresso Paranaense de Síndrome de Down
Icone Camera Foto por Reprodução
I Congresso Paranaense de Síndrome de Down
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.11.2024, 18:04:16 Editado em 20.11.2024, 18:05:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Educação, Saúde e emprego apoiado são os temas principais da programação do I Congresso Paranaense de Síndrome de Down, que acontece neste fim de semana, de 22 a 24 de novembro, em Apucarana. Especialistas de renome nacional e lideranças do movimento das pessoas com a Trissomia do 21 (T21) – como também é conhecida a síndrome – estarão na cidade, à frente de palestras e minicursos.

-LEIA MAIS: Apucarana: mulheres assumem cabelo crespo e resgatam autoestima

continua após publicidade

Mais de 300 pessoas estarão presentes no congresso, que já tem caravanas confirmadas de diversas regiões do Estado, como de Curitiba, Foz do Iguaçu, Toledo, Ponta Grossa/Castro, além de grupos de pessoas das regiões sudoeste, noroeste e norte do Paraná, e inscritos de Santa Catarina e até do Rio Grande do Sul.

O congresso é realizado pela FEPASD (Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down), Associação Download de Apoio às Pessoas com Síndrome de Down, de Apucarana, e Prefeitura Municipal de Apucarana, com patrocínio da Itaipu Binacional, e apoio da FBASD (Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down), da UTFPR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná) – campus Apucarana; Unespar (Universidade Estadual do Paraná), campus Apucarana -, FAP (Faculdade de Apucarana), Ambulatório de Síndrome de Down, do Hospital das Clínicas/UFPR, de Curitiba; Agência Turboélice, DNA Comunicação Visual e Paulo Luzzi Produções Artísticas.

continua após publicidade

O evento começa na sexta-feira (22), com uma concentração na praça Manoel Ribas (Redondo), às 15h30, e uma caminhada até a praça Rui Barbosa, às 16 horas, onde ocorre um ato público. A abertura oficial do congresso será às 19 horas, na Praça 28 de Janeiro, quando ocorre uma solenidade com autoridades e convidados, seguido da palestra “Avanços e perspectivas do movimento das pessoas com deficiência para a efetiva inclusão”, com Antônio Carlos Sestaro, de Santos/SP.

Outro destaque na solenidade de abertura será o depoimento de Luiza Godoi Acosta, publicitária, digital influencer e autodefensora. “Sou pessoa com T21 e como cheguei até aqui – o que minha história pode auxiliar na sua” é o tema do depoimento de Luiza, que é de Apucarana e é uma das protagonistas do filme Colegas 2, que estreia nos cinemas e festivais internacionais em 2025.

“Toda a nossa programação foi construída com a participação direta e efetiva de pessoas com a T21. O cerimonial, a recepção, apresentações artístico-culturais, os depoimentos que precedem cada uma das quatro palestras serão de pessoas com síndrome de Down e os temas de todos os 15 minicursos foram definidos a partir da realidade do dia a dia dessas pessoas em nossa sociedade. O evento vai marcar a história do movimento de síndrome de Down no Paraná”, explica Liana Lopes Bassi, coordenadora geral do evento, diretora da Download e presidente da FEPASD.

continua após publicidade

O prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Júnior, o Júnior da Femac, reuniu-se nos últimos dias com a equipe de organização do congresso e com sua equipe técnica, de secretários e diretores, para os alinhamentos finais do congresso, que tem a prefeitura como realizadora, ao lado da FEPASD e da Download. Para ele, o evento será também uma oportunidade de capacitação para servidores municipais, especialmente das áreas de saúde, educação e assistência social. “O congresso proporcionará uma atualização valiosa para profissionais que atuam com pessoas com deficiência e será também um momento para troca de experiências e de socialização. É um orgulho para Apucarana sediar esse primeiro congresso, pois vem ao encontro de tudo o que fizemos na área da inclusão”, ressalta o prefeito.

Haverá mais três palestras durante o congresso, além da abertura. Uma às 8h30 e outra às 13h30, ambas no dia 23, e a última, às 8h30 do dia 24, todas no espaço “Tenda da Inclusão”, montado no campus da UTFPR em Apucarana. Durante o congresso, serão realizados 15 minicursos, inclusive alguns exclusivamente para profissionais, como dentistas e professores, além dos que serão abertos a todos os interessados inscritos no congresso. Todos os minicursos ocorrerão em salas da UTFPR.

continua após publicidade

O Congresso Paranaense de Síndrome de Down também tem uma programação científica à parte. Ao todo, 10 trabalhos científicos de estudantes e pesquisadores das áreas de educação, saúde e direito serão apresentados, dentro de temas como Saúde e Bem-Estar; Políticas Públicas e Direitos; Educação e Inclusão; Papel da Família; e Desenvolvimento/Intervenção Precoce.

Os autodefensores, jovens e adultos com T21, terão uma programação à parte, com reuniões de trabalho, rodas de conversas, oficinas nas áreas de educação, saúde e trabalho, apresentações artístico-culturais, passeios e até uma noite de talentos, intitulada Baladown.

A autodefensoria é um movimento de protagonismo das pessoas com T21, que são organizadas em âmbito nacional, regional e estadual, reunindo jovens acima de 16 anos e adultos em todo o país, para discussão sobre a legislação e direitos da pessoa com deficiência, entre outros temas correlatos e de interesse do movimento.

O Congresso Paranaense ainda contará com Espaço Infantil, para crianças, com atividades e monitoria de profissionais da área, e berçário, garantindo atendimento dos pequenos enquanto os pais aproveitam a programação do evento.

Durante o congresso, ainda serão prestados outros serviços aos participantes, como orientações sobre direito das pessoas com deficiência, com a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Londrina, e Unespar/Apucarana; alimentação saudável, com o curso de Nutrição da FAP; orientações sobre políticas de Assistência Social – Quem tem direito? Quais programas posso participar?, com profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Apucarana e do curso de Serviço Social da Unespar/Apucarana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana recebe Congresso Paranaense de Síndrome de Down"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!