Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
INCLUSÃO

Apucarana realiza 2º Festival de Educação Bilíngue

O festival promoveu a inclusão e ressaltou a importância da educação bilíngue na rede de ensino da região

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana realiza 2º Festival de Educação Bilíngue
Autor Foto: Divulgação/ Prefeitura

Nesta quinta-feira (19), Apucarana sediou o 2º Festival de Educação Bilíngue (FEB), no Salão de Festas do Santuário São José, evento realizado em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos. O festival promoveu a inclusão e ressaltou a importância da educação bilíngue na rede de ensino da região. (Assista à reportagem no final do texto).

A programação contou com palestras, dinâmicas, sorteios de prêmios e apresentações de estudantes surdos, professores do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) e do Curso de Formação de Docentes. O objetivo foi proporcionar um espaço para que a comunidade surda compartilhasse experiências e conhecesse profissionais da educação e Tradutores e Intérpretes de Libras (TILS) de diferentes regiões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Apucarana Futsal avança para as quartas de final do Paranaense Sub-16

Katia Bilotti, coordenadora da Educação Especial do Núcleo Regional de Educação (NRE), destacou a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na educação em Apucarana: "A Libras é a língua de comunicação dos surdos e aqui tem sido um diferencial. O CAS atua na formação e divulgação da Libras em toda a região, com apoio de seis núcleos, incluindo Apucarana e Londrina", explicou.

Ela também ressaltou o apoio da prefeitura e da Secretaria de Estado da Educação, além da inclusão da Libras como componente curricular nos anos iniciais. "O surdo precisa ser visto como uma pessoa de direito, com capacidade de aprender e se tornar um cidadão produtivo", completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Giovanna Oliveira de Lima, professora surda do Centro de Apoio aos Surdos e aos Profissionais da Educação dos Surdos (CAS), também compartilhou sua visão sobre o evento: "É importante que as crianças participem desse evento para vivenciarem a comunicação em Libras. Muitas vezes, a comunicação é difícil na família ou na sociedade, e o surdo pode se sentir isolado. Eventos como este promovem trocas de experiências e ajudam no desenvolvimento de identidades surdas."

Giovanna também relembrou as dificuldades que enfrentou em sua própria trajetória: "Na minha infância, a inclusão era complicada. Aprendi Libras tardiamente, aos 11 anos, e enfrentei muitas barreiras de comunicação. Hoje, continuamos lutando para quebrar essas barreiras, e é fundamental que os ouvintes aprendam Libras para facilitar a comunicação."

Francielle, professora do Colégio Estadual Érico Veríssimo de Faxinal, falou sobre a participação de sua turma no festival:" Vamos apresentar a inclusão de um aluno surdo e como ele foi acolhido pela comunidade escolar. A interação entre alunos ouvintes e surdos tem sido uma experiência muito positiva."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (MDB), celebrou o sucesso do evento e o apoio ao CAS: "Em Apucarana, Libras é ensinada em todas as escolas municipais. Queremos que todos se sintam incluídos e integrados. Esse esforço está formando uma geração vencedora", afirmou.

Vídeo:

O festival promoveu a inclusão TnOnline TV


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline