A Prefeitura de Apucarana buscará, a partir desta gestão (2025/2028), uma maior aproximação com as universidades. O objetivo é conseguir apoio acadêmico para aprimorar serviços e encontrar soluções a demandas específicas da cidade. Para isso, a intenção é firmar parcerias por meio de projetos de extensão e pesquisa.
📰 LEIA MAIS: PM de Apucarana realiza solenidade de despedida de 2º sargento
De acordo com o prefeito Rodolfo Mota, a interlocução com as academias será feita pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). “Sou do meio acadêmico, sou professor de Direito desde 2013 e acredito que as universidades podem exercer um papel fundamental no desenvolvimento de uma cidade. A nossa intenção é agregar o conhecimento da academia, discutir em conjunto os principais problemas de Apucarana e encontrar soluções viáveis, tecnológicas e inovadoras”, pontua Rodolfo Mota.
A primeira reunião neste sentido ocorreu nesta semana no campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “O encontro teve como objetivo discutir possibilidades de parceria entre a Prefeitura de Apucarana e a UTFPR, por meio de projetos de extensão e pesquisa. O foco é buscar apoio acadêmico para demandas como o Plano Diretor, criação de um sistema de informação geográfica, potencial hídrico municipal, entre outras”, cita Thalles Felipe Kovalczuk Ribeiro, diretor-presidente do Idepplan.
Também participaram da reunião Nilton Fornaciari, superintendente de Manutenção de Logradouros Públicos; Jeferson Ubiali, gerente do Crea Apucarana; e o professor Aloysio Gomes de Souza Filho, responsável pelos projetos de extensão da UTFPR Apucarana. A reunião também contou com a presença de representantes do Grupo de Estudos de Tecnologias Ambientais (Geteca).
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
A intenção é buscar a contribuição das universidades para demandas não apenas na área de urbanismo, mas também em outros setores. “A intenção é apresentar problemáticas específicas, que seriam desenvolvidas em projetos de extensão. As possíveis soluções seriam avaliadas pelos estudantes, sob a orientação de professores especializados nas suas áreas”, explica o diretor-presidente do Idepplan.
Deixe seu comentário sobre: "Apucarana quer fortalecer gestão pública com projetos de extensão"