MAIS LIDAS
VER TODOS

conscientização

Apucarana promove ações contra a discriminação racial e religiosa

Agenda segue até o dia 30 de abril, com apoio da Promatur, AME e Unespar

Da Redação

·
Município promove ações até 30 de abril
Icone Camera Foto por Reprodução
Município promove ações até 30 de abril
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.03.2025, 19:45:27 Editado em 18.03.2025, 19:45:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A Prefeitura de Apucarana e o Movimento Diversidade Cultural Plural, realizam desde o final de fevereiro, em diversos pontos da cidade, atividades de conscientização social em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e ao Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, celebrados no dia 21 de março.

-LEIA MAIS: Vereador de Apucarana se reúne com secretário de Indústria

continua após publicidade

A agenda segue até o dia 30 de abril, com apoio da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur), Autarquia Municipal de Educação (AME), Núcleo Regional de Educação de Apucarana, Pastoral Afro Diocesana e Universidade Estadual do Paraná – Campus de Apucarana (Unespar Apucarana). Estão sendo realizadas palestras em escolas, colégios, faculdades, igrejas e salões comunitários, bem como encontros técnicos. Segundo relata o coordenador do Diversidade Cultural Plural, Carlos Alberto Figueiredo, o dia 21 de março é uma importante data, que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo. “No Brasil, a luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar após a Constituição de 1988, que inclui o crime de racismo como inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão”, relata Figueiredo.

Ainda de acordo com ele, apenas recentemente novos avanços ocorreram no campo da legislação. “Em 2020, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) assumiu compromisso com a promoção da equidade e da igualdade de raça e etnia ao implantar o programa Pro-Equidade e Diversidade – PED (portaria conjunta 90/2020) e, em 11 de janeiro de 2023, a Presidência da República sancionou a Lei nº 14.532/2023, que tornou a injúria racial um crime de racismo, que consiste em tratar pessoas ou grupos minoritários de forma humilhante e constrangedora”, relata Figueiredo, coordenador do Movimento Diversidade Cultural Plural.

continua após publicidade

Com a norma, explica, a injúria racial pode ser punida com pena de reclusão de dois a cinco anos de reclusão e a pena pode ser dobrada se o crime for cometido por duas ou mais pessoas, além de haver multas. “Também o presidente da República, Luiz Inácio “Lula” da Silva, sancionou em 2023 a Lei nº 14.519/23, que institui o 21 de março como Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A data nos traz um momento especial de valorização às manifestações culturais de um legado e um povo de Matrizes Africanas”, celebra Carlos Alberto Figueiredo, coordenador do Diversidade Cultural Plural.

A programação completa das atividades de conscientização de combate à discriminação racial e religiosa está disponível no site da Prefeitura de Apucarana, no endereço http://www.apucarana.pr.gov.br.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana promove ações contra a discriminação racial e religiosa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!