Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
AGRICULTURA

Apucarana prepara novo lote de 300 mil mudas de café

A sementes são selecionadas e as mudas são certificadas pelo Registro Nacional de Sementes e Mudas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana prepara novo lote de 300 mil mudas de café
Autor As mudas serão repassadas aos produtores - Foto: Divulgação/Prefeitura de Apucarana

A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Agricultura, já iniciou a preparação de um novo lote de mudas de café, que serão repassadas aos produtores para a renovação ou a expansão dos cafezais. Já foram plantadas 135 mil mudas no Horto Municipal, localizado no Jardim Eldorado, e a meta é produzir 300 mil mudas. O período de desenvolvimento das mudas, a partir da germinação, é de cerca de seis meses e a previsão de entrega é março do ano que vem.

O prefeito Junior da Femac reitera que a história de Apucarana, que em janeiro completa 80 anos, está ligada à cafeicultura. “A cultura sofreu com eventos climáticos como a geada e o Município vem promovendo o resgate da cafeicultura. Desenvolvemos diversas ações de apoio, sendo que uma delas é a distribuição de mudas a preço subsidiado”, pontua Junior da Femac.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito salienta ainda que as sementes são selecionadas e as mudas são certificadas pelo Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). “Apucarana tem condições diferenciadas de cultivo, aliando altitude, clima e solo. A produção e entrega das mudas vêm contribuindo para o aumento da produtividade e da rentabilidade nas pequenas propriedades, além da permanente melhoria da qualidade do café que é produzido em Apucarana”, reforça Junior da Femac.

- LEIA MAIS: Hospital da Providência recebe doação de 6 monitores multiparâmetros

Junior da Femac afirma ainda que Apucarana, com 1.100 hectares cultivados com café, é um dos poucos municípios da região em que a cultura continua sendo relevante, gerando ainda um significativo Valor Bruto da Produção (VBP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O engenheiro agrônomo, André Maller, afirma que a semeadura ocorreu no mês de setembro, feita com sementes oriundas de viveiros certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Todo esse processo dura em torno de seis meses, abrangendo a germinação, adubação, transplantio para os tubetes, colocação de sombrites e aclimatação das mudas antes da entrega aos produtores, prevista para março do ano que vem”, explica, afirmando que o Horto Municipal, onde as mudas de café são produzidas, é uma área credenciada e que atende a todas as exigências técnicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Maller afirma que neste ano, até meados de 2024, o fenômeno El Niño deverá levar mais chuvas para a região Sul do Brasil. “Ao contrário dos anos anteriores, quando houve o registro de geada e estiagem. Com isso, as condições climáticas serão favoráveis para os produtores fazerem a renovação dos cafezais”, avalia o engenheiro agrônomo, acrescentando que a cada ano é recomendado que os produtores façam, pelo menos, a renovação de 10% dos cafezais.

O secretário de Agricultura, Gerson Canuto, afirma que as mudas são da variedade IPR 100, tolerantes a doenças como nematóide e ferrugem, e são subsidiadas pelo Município. “Os produtores pagarão cerca de R$ 300 pelo milheiro, enquanto o preço de mercado do milheiro atualmente gira em torno de R$ 1.600”, compara o secretário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline