Apucarana prepara maior varal de poesias do mundo
Cidade pretende ultrapassar recorde francês de 980 metros de versos; evento está marcado para o dia 31 de outubro

Apucarana (PR) está prestes a transformar uma das suas praças mais conhecidas em um verdadeiro varal de versos. Com o objetivo de bater o recorde mundial de maior varal de poesias do mundo, atualmente registrado na França, com cerca de 980 metros, a iniciativa pretende dar duas voltas completas de poesias ao redor na Praça do 28 de Janeiro. O evento está marcado para acontecer no dia 31 de outubro, em alusão ao Dia Nacional da Poesia, comemorado uma semana antes.
LEIA MAIS: Engenheira ambiental é presa por fraudes em licenciamentos no PR
A ação está sendo organizada pelos escritores Thiago Zardo e Ana Paula Cruz com o apoio do Sesc, Secretaria Municipal de Cultura, Clube do Livro “Ler é uma Festa” e instituições de ensino. A ideia, segundo Ana Paula, é que toda a comunidade participe e não só os estudantes. “Vale poesias, versos, parlendas, louvores, escritos do mais curto ao mais longo. Pode ser de amor, trágico, tudo isso é uma forma de expressão do espírito, da alma”, comentou. Os interessados podem mandar as poesias para o email [email protected], além de poderem depositar em pontos de coleta que estarão disponíveis em universidades e colégios. “Em breve, também teremos um WhatsApp para receber os textos por mensagem”, acrescentou Ana Paula.
Programação
No dia, 31 de outubro, além do varal de poesias, também haverá várias atrações para toda a população, como um pé de poesias com poemas famosos, feira de troca de livros e jograis e contação de histórias. Quem passar pela Praça do 28 de Janeiro nesta data também poderá usar o Microfone Aberto, para ler ou declamar algum verso.