O período de seca prolongada registrado em Apucarana, no norte do Paraná, deve terminar no próximo domingo (27), quando há previsão de chuva, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O município não tem registro de chuvas significativas há quase um mês.
- LEIA MAIS: Incêndio ambiental de grandes proporções mobiliza bombeiros em Apucarana
Conforme o Simepar, embora tenha ocorrido garoa em 7 de julho, o último registro de chuva volumosa foi em 22 de junho, dois dias antes das geadas. Na ocasião choveu 12,4 mm.
Em junho, Apucarana superou a média histórica para o mês, com 95,4 mm de chuva. Entretanto, em julho choveu apenas 1% do esperado para o mês que tem média de 74 mm.
CHUVA CHEGA NO DOMINGO
De acordo com a previsão do Simepar, há 77% de chance de chover no domingo (27) em Apucarana. Segundo Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. o período de estiagem é comum em julho, que costuma atingir a média de chuva em poucos episódios.
"Em 2025 tivemos, também, um bloqueio atmosférico no Sul da América do Sul, que impediu que as frentes frias, que ocasionam chuvas nesta época do ano, se formassem na nossa região. Isso favoreceu maior atuação de massas de ar seco”, explica Kneib.
Deixe seu comentário sobre: "Apucarana não registra chuva volumosa há quase 1 mês, aponta Simepar"