A Prefeitura de Apucarana, o Arranjo Produtivo Local de Bonés (APL) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale) lançaram, na tarde desta segunda-feira (05), a segunda edição do projeto “Bonetizando: de Apucarana para o mundo”. A iniciativa tem objetivo valorizar o setor de confecções, que é o principal fornecedor de mão de obra na cidade. Veja o vídeo abaixo
-LEIA MAIS: Menino que ficou com braço preso em portão não teve ferimentos graves
O projeto é voltado para alunos do 3º ano do ensino fundamental. Nas próximas semanas,os estudantes vão conhecer o funcionamento das indústrias locais e também a história do boné em Apucarana.
No ano passado, o Bonetizando movimentou mais de 1,4 mil estudantes da rede municipal. Apucarana recebeu em 2010 o título de Capital Nacional do Boné e objetivo do projeto é valorizar esse legado junto às futuras gerações.
Neste ano, o Bonetizando ganhou um mascote, a Ana Júlia, que vai ajudar a divulgar a iniciativa. O lançamento da nova edição ocorreu no salão nobre da Prefeitura.
Após as visitas às fábricas, os alunos também participarão de um concurso de desenhos, cujo objetivo é representar o conhecimento adquirido ao longo do projeto. O desenho vencedor será escolhido por uma comissão formada por professores, representantes do Sivale do APL, e estampará um boné a ser produzido ao final da ação.
O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), destaca a importância do projeto. “Apucarana vive e respira boné. A gente precisa, de fato, mostrar como ele é importante para a cidade. As nossas crianças, que têm os pais ou alguém da família trabalhando, não tem ideia de como é feito um boné”, pontua.
Segundo ele, mais de 25 mil pessoas trabalham no setor, direta ou indiretamente. “É o boné de Apucarana que coloca comida na mesa dos apucaranenses, que nos ajuda a cidade a desenvolver, gerar sua renda”, diz.
A presidente do Sivale, Elizabete Ardigo, afirma que o Bonetizando é um projeto importante para a indústria em Apucarana. “Nós somos muitos representativos na confecção. No Paraná, Apucarana é a cidade mais forte no setor, que mais emprega, que mais fatura, que mais vende boné e camisetas”, assinala.
Ela agradeceu ao apoio da Prefeitura. “O Bonetizando foi um sucesso em sua primeira edição, e tenho certeza de que será ainda melhor este ano. Agradecemos à Prefeitura de Apucarana e à Autarquia Municipal de Educação por essa importante parceria,” declarou a presidente do Sivale, Elizabete Ardigo.
Veja o vídeo
Evento ocorreu nesta tarde de segunda-feira tnonline
Deixe seu comentário sobre: "Apucarana lança segunda edição do projeto Bonetizando; veja"