Apucarana lança '21 Dias de Ativismo' com foco na rede de proteção
Ações buscam capacitar profissionais de saúde e educação para qualificar a primeira escuta e o fluxo de atendimento às vítimas de violência
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Com o objetivo de ir além da conscientização e focar na qualificação técnica do atendimento, a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria da Mulher, lançou na manhã desta quarta-feira (19) a campanha "21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher". O movimento conta com a parceria direta da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, representada pela vereadora Eliana Rocha (Solidariedade).
-LEIA MAIS: Vítima de acidente em Apucarana, idoso de 71 anos morre no hospital
Durante o evento de abertura, a secretária da Mulher, Karine Mota, destacou que o diferencial da campanha deste ano é a capacitação interna da rede de proteção. A meta é preparar profissionais da saúde, educação e assistência social para realizarem a "primeira escuta" de forma acolhedora e eficiente.
"Nesses 21 dias, estaremos capacitando os profissionais para explicar a função de cada um. Faremos uma reunião entre a rede para definir os fluxos: quando a mulher chega na Secretaria, para onde devemos levá-la? Para a delegacia? Para o suporte jurídico ou psicológico? É preciso que todos saibam como ajudar", explicou Karine.
A campanha descentralizará as ações, levando informação para Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas e instituições de ensino superior como a FAP e a Unespar. Entidades como a OAB e o CREA também integram o cronograma.
A vereadora e Procuradora da Mulher, Eliana Rocha, ressaltou a importância da sincronia entre os órgãos públicos. "Aonde a Secretaria não conseguir chegar, talvez a Procuradoria, o CREA ou a OAB consigam. É importantíssima essa união para fortalecer a rede, não apenas nestes 21 dias, mas diariamente pelas famílias de Apucarana", afirmou a parlamentar.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Entre as atividades lúdicas e educativas, a secretária citou o trabalho de poesia desenvolvido com crianças de cerca de 10 anos, visando identificar precocemente sinais de violência doméstica no ambiente familiar através da sensibilidade infantil.
Ao final do lançamento, a secretária Karine Mota deixou uma mensagem de encorajamento e reforçou os canais de denúncia e apoio. "Mulher, você é capaz e importante. Se sentir dificuldade de falar, procure ajuda na Procuradoria, no Conselho ou em uma UBS", orientou.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline