Apucarana já tem oito pré-candidatos a deputado; veja os nomes
São cinco nomes colocados até agora para deputado estadual e três para deputado federal; confira
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
As convenções partidárias ocorrem apenas entre 20 de julho e 5 de agosto, mas as movimentações políticas para as eleições de outubro já começaram. Em Apucarana (PR), oito políticos já anunciaram que são pré-candidatos a deputado estadual e federal representando a cidade.
-LEIA MAIS: Prefeitura alerta empresários sobre vencimento de tributos municipais
São cinco nomes na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep): o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), o empresário Luis Bertoli (sem partido), o pintor e servidor público Valdeci Olímpio, o Baré (PSDB), e os vereadores Danylo Acioli (MDB) e Moisés Tavares (PP).
Para a Câmara Federal, são três pré-candidatos: o secretário de Saúde do Paraná e deputado federal Beto Preto (PSD) e os vereadores Eliana Rocha (SD) e Guilherme Livoti (União Brasil).
A Tribuna apurou que o deputado estadual Arilson Chiorato pode disputar uma cadeira na Câmara Federal após dois mandatos consecutivos na Alep. No entanto, isso depende do futuro da ministra Gleisi Hoffmann (PT). Caso ela concorra ao Senado, Chiorato deve tentar uma vaga em Brasília. Na eventual candidatura de Gleisi à reeleição na Câmara Federal, ele disputaria a Assembleia novamente.
Com 91.932 eleitores aptos, Apucarana teve nove candidatos locais nas eleições de 2022, sendo cinco candidatos a deputado federal e quatro candidatos a deputado estadual. Na oportunidade, foram eleitos Arilson Chiorato (deputado estadual) e Beto Preto (deputado federal).
CALENDÁRIO ELEITORAL
O primeiro turno das Eleições 2026 será realizado no dia 4 de outubro e o segundo turno está marcado para o dia 25 de outubro. Além dos deputados estaduais e federais, os eleitores escolherão presidente e vice-Presidente da República; governador e vice-governador; e dois senadores.
O calendário eleitoral de 2026 já iniciou, mas a primeira grande etapa ocorre daqui a dois meses. Entre 5 de março e 3 de abril, está prevista a chamada “janela partidária”. É o período em que deputados e senadores podem trocar de partido sem risco de perderem o mandato.
Seis meses antes do primeiro turno, em 4 de abril, é a data limite para desincompatibilização, como é o caso de secretários de Estado, como o apucaranense Beto Preto. A data é a mesma para que integrantes do Executivo com mandato eletivo (caso de presidente, governadores e prefeitos) e que têm intenção de disputar outro cargo renunciem.
Pré-candidatos em Apucarana
A deputado estadual
- Arilson Chiorato (PT)*
- Baré
- Danylo Acioli (MDB)
- Luis Bertoli (sem partido)
- Moisés Tavares (PP)
A deputado federal
- Beto Preto (PSD)
- Eliana Rocha (SD)
- Guilherme Livoti (União Brasil)
*Arilson Chiorato pode concorrer a deputado federal no caso de Gleisi Hoffmann decidir sair ao Senado
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline