O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), inaugurou na tarde desta segunda-feira (30) o novo Pronto Atendimento Infantil (PAI). A unidade vai funcionar das 7h às 22h durante todos os dias da semana nas instalações do Hospital de Apucarana.
-LEIA MAIS: Itaipu entrega equipamentos de R$ 4,5 milhões no Hospital da Providência
Segundo o prefeito, a inauguração do PAI é uma demanda de cerca de 20 anos em Apucarana para o atendimento infantil de urgência e emergência. "Acabou o dilema do papai e da mamãe de ficar preocupado de precisar levar a criança para ser atendido em uma unidade de adulto, que é a UPA (Unidade de Pronto Atendimento)", disse.

O prefeito afirma que o PAI vai atender adolescentes até 16 anos. "Nós analisamos todas as estatísticas e, das 10 horas da noite até as 7 da manhã, menos de 10% dos atendimentos são pediátricos. Por isso, nós estamos concentrando nossos esforços e concentrando a equipe médica de servidores das 7 da manhã às 10 da noite", assinala.
Ele afirma que a abertura do Pronto Atendimento Infantil deve reduzir entre 80 e 100 pacientes por dia na UPA, além de mais de 200 acompanhantes. "Devem sair da UPA entre 300 e 400 pessoas por dia, que é um local muito limitado, com uma recepção pequena. São apenas 40 lugares e passam pela UPA quase 2 mil pessoas por dia. Nós vamos tirar um quarto disso, aproximadamente, da UPA para poder vir para um lugar especializado e específico, que foi preparado e pensado para as nossas crianças", acrescentou.
A equipe do PAI é formada por cinco médicos, entre clínicos gerais com experiência em atendimento infantojuvenil e pediatras, 1 profissional de enfermagem, três técnicos de enfermagem, 1 administrativo (recepcionista) e uma equipe de limpeza. Segundo o prefeito, o novo espaço vai garantir a realização de exames, incluindo raio-x. "A criança só vai sair daqui em caso de internação, porque o atendimento será completo de urgência e emergência", disse. O prefeito assinala que os gastos anuais de manutenção do novo PAI serão na ordem de R$ 4 milhões.

O médico pediatra Luiz Carlos Busnardo, que atende na rede municipal de saúde de Apucarana, explica que o Centro Infantil Sonho de Criança não será fechado com a abertura do PAI. "O Centro Infantil vai continuar o atendimento das crianças que estão em tratamento lcom consultas agendadas. Quem vai vir consultar no PAI são as crianças que têm uma intercorrência imediata, ou seja, uma criança que está com uma febre ou necessitando de um atendimento imediato", explica.
Segundo o pediatra, os casos de urgência e emergência serão concentrados na nova unidade. "O PAI é para um atendimento rápido de emergência para resolver o problema imediato. Já o acompanhamento do crescimento da criança e do desenvolvimento é no centro infantil", esclarece.
A solenidade contou com a presença do secretário de Saúde, Guilherme de Paula, de vereadores. O presidente da Câmara, Danylo Acioli, assinalou durante o evento que a Câmara vinha reivindicando a abertura de uma unidade exclusiva para crianças.
Assista ao vídeo:
Pronto Atendimento Infantil é inaugurado nesta segunda-feira (30).Para ficar por dentro de todas as notícias de Apucarana e região, acesse o site TNOnline: h... TNOnline TV
Veja mais fotos:
Deixe seu comentário sobre: "Apucarana inaugura novo Pronto Atendimento Infantil"