Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
LITERATURA INFANTIL

Apucarana ganha vida em fábula escrita por Ana Paula Cruz

Descubra a fábula 'Apucarana: Uma Fábula' de Ana Paula Cruz, que encanta crianças e promove a cultura local

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana ganha vida em fábula escrita por Ana Paula Cruz
AutorFoto: Adriany Freitas/TNOnline

A cidade de Apucarana ganhou uma nova perspectiva com o lançamento do livro Apucarana: Uma Fábula, escrito por Ana Paula Cruz, mais conhecida como Ana com Doçura. A obra oferece uma visão lúdica da cidade, retratando a história de Apucarana através de personagens urbanos e naturais. Entre eles, estão a onça que estampa o prédio da Praça Valmor Giavarina, o jabuti que dá nome ao Lago Jaboti, a raposa que representa o Parque da Raposa, e até mesmo o vento que é tão característico da cidade. A onça Na é a protagonista, e ela conduz a narrativa, compartilhando a evolução de Apucarana, o amor pela cidade e as pessoas que a ajudaram a crescer. (Assista à entrevista no final da matéria).

Em uma conversa descontraída, Ana contou como a ideia para a fábula surgiu. Quando chegou em Apucarana, ficou encantada com a Praça da Onça, percebendo ali um símbolo de proteção e acolhimento, algo que a motivou a explorar os pontos turísticos da cidade e seus nomes relacionados a animais. Ela queria, através dessa história, despertar o amor das crianças e moradores pela cidade.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O livro conta com personagens que representam diversos aspectos da cidade. “A onça Na simboliza a proteção e força de Apucarana; o jabuti, a longevidade e sabedoria dos mais velhos; a raposa, a figura materna e cuidadora; a gralha-azul, representando a esperança e o meio ambiente; e o vento, com seu caráter irreverente. Cada um desses personagens é uma metáfora para diferentes valores da cidade, como a proteção à natureza, o respeito aos mais velhos e a importância da comunidade,” detalhou a escritora.

  • A onça Na é a protagonista, e ela conduz a narrativa, compartilhando a evolução de Apucarana.1 de 3
    Foto: A onça Na é a protagonista, e ela conduz a narrativa, compartilhando a evolução de Apucarana. Autor: Adriany Freitas
  • Ana contou como a ideia para a fábula surgiu. Quando chegou em Apucarana, ficou encantada com a Praça da Onça2 de 3
    Foto: Ana contou como a ideia para a fábula surgiu. Quando chegou em Apucarana, ficou encantada com a Praça da Onça Autor: Adriany Freitas
  • O livro não é comercializado, sendo distribuído como uma doação, mas Ana está trabalhando para viabilizar novas edições para alcançar mais alunos.3 de 3
    Foto: O livro não é comercializado, sendo distribuído como uma doação, mas Ana está trabalhando para viabilizar novas edições para alcançar mais alunos. Autor: Adriany Freitas

Ana compartilhou que o maior desafio na criação do livro foi conseguir publicá-lo, contando com a ajuda de patrocinadores e apoiadores locais. Além disso, a ideia é que o livro chegue a mais crianças, especialmente nas escolas públicas da cidade, com a contribuição de novos parceiros.

O livro não é comercializado, sendo distribuído como uma doação, mas Ana está trabalhando para viabilizar novas edições para alcançar mais alunos. Ela também revelou que o livro tem continuidade, com novos volumes sobre cada personagem, defendendo temas como ecologia, educação e cidadania.

publicidade

Por fim, Ana falou do desejo de que as crianças que leiam o livro se sintam responsáveis por cuidar de Apucarana e que, ao se tornarem guardiões da cidade, se envolvam ativamente na preservação do meio ambiente e na construção de uma cidade mais solidária.

A obra está disponível para quem quiser obter exemplares diretamente com a autora, através do Instagram @anacomdocura. A escritora também está animada com os projetos futuros, como o lançamento de produtos relacionados aos personagens, como camisetas e ecobags, com a intenção de colaborar com ONGs locais e fomentar a cultura e arte da cidade.

"Este livro resgata a história de Apucarana de uma forma encantadora, e também cria um vínculo afetivo com as crianças e adultos, incentivando o cuidado com o meio ambiente e a valorização da cultura local,” finaliza Ana Paula.

publicidade

Assista à entrevista:

TNOnline TV

Por Lis Kato

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline