Apucarana ganha curso de IA com início previsto para 2026
Nova graduação de Tecnologia em Inteligência Artificial foi anunciada pela direção do câmpus da UTFPR nesta quarta-feira (26)
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Apucarana anunciou, nesta quarta-feira (26), a conquista de um novo curso superior: Tecnologia em Inteligência Artificial. A novidade foi confirmada pela direção do campus após uma reunião realizada com o Ministério da Educação (MEC).
LEIA MAIS: IBGE abre inscrições para 29 vagas temporárias na região
O anúncio foi tratado pela gestão da universidade como um "presente de Natal" para a comunidade acadêmica e para a região do Vale do Ivaí, visando fomentar o desenvolvimento tecnológico local. Segundo Thiago Gentil Ramires, diretor-geral da UTFPR de Apucarana, a Inteligência Artificial (IA) é essencial e será utilizada cada vez mais. “Sou professor da área de Estatística e vejo que a IA é aplicada em todas as graduações, seja de humanas, seja de engenharias, nos comércios, nas indústrias e também nas governanças. Estamos passando por mais uma revolução”, comentou.
O curso está programado para iniciar no 2º semestre de 2026, portanto, o vestibular para os novos acadêmicos acontecerá no meio do ano que vem. A expectativa é que sejam abertas 40 vagas por semestre. “Basicamente, a infraestrutura necessária a gente já tem. Como o curso será noturno, os acadêmicos poderão utilizar equipamentos de outras graduações, como Engenharia da Computação, Ciência de Dados e Matemática”, acrescentou.
A implementação do curso trará um reforço significativo para o quadro de pessoal da instituição. A previsão é que 12 docentes e 10 técnicos-administrativos sejam contratados em um futuro próximo.
Ainda de acordo com Thiago, o MEC realizou um chamamento de abertura de cursos de IA em todo o Brasil e a UTFPR, como um todo, foi contemplada com 13 graduações, uma para cada câmpus, mas com ênfases diferentes (por exemplo, em Agronegócio, em Saúde etc), que devem ser decididas até esta sexta-feira (28) pelos diretores dos campi. “Depois disso, em janeiro e fevereiro, começam os trabalhos internos para estruturar o curso”, finalizou.
Atualmente, a instituição conta com sete cursos de graduação e uma média de 1600 acadêmicos.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline