Apucarana emitiu mais de 520 alvarás para construção neste ano
Levantamento também revela a liberação da construção de mais dois grandes edifícios na cidade

Por semana, pouco mais de 12 alvarás para construção civil foram emitidos neste ano em Apucarana (PR). Levantamento da Secretaria Municipal de Obras mostra que, de janeiro a outubro, 521 autorizações foram concedidas pela prefeitura, a maioria (70%) para projetos residenciais, 18% comerciais, 4% industriais e outros 4% para projetos populares. Em comparação com o ano passado, houve um crescimento de 5,4% no número de liberações que estão aquecendo o setor.
- LEIA MAIS: Lojas do comércio de Apucarana iniciam preparativos para o Natal
O levantamento também revela a liberação da construção de mais dois grandes edifícios na cidade, um deles com 14 pavimentos e o outro com 17. Para a secretária de obras Caroline Moreira, os números mostram que o setor está aquecido. Segundo ela, o crescimento é impulsionado, na maioria, pela demanda por empreendimentos verticais, como prédios residenciais, que têm se tornado cada vez mais populares na cidade.
Moreira salienta ainda que o bom desempenho do setor gera emprego e renda na cidade. Neste ano a construção civil admitiu 1 mil trabalhadores e demitiu 929 em Apucarana, fechando o acumulado de janeiro/setembro com 71 postos de trabalho com carteira assinada. Conforme os dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) foram 55 vagas geradas no segmento da construção de edifícios e 61 postos no setor de serviços especializados como demolição e instalação elétrica. O setor, entretanto, perdeu 45 postos de trabalho no setor de obras de infraestrutura. O saldo acumulado supera os 46 postos de trabalho criados em 2023 no mesmo período.
“O fomento a empreendimentos verticais, como prédios residenciais, demanda uma variedade de profissionais, desde operários da construção até engenheiros e arquitetos. Além disso, o aumento da atividade na construção civil favorece o desenvolvimento de fornecedores e serviços relacionados, ampliando ainda mais as oportunidades de emprego na região”, analisa a secretária.
Relatório da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) aponta que neste ano, 167 empresas de construção civil foram abertas e 112 fechadas entre janeiro a setembro deste ano, um saldo de 55 novos empreendimentos atuando na cidade. O número, entretanto, apresenta uma queda de 34% em comparação ao saldo de 2023 no mesmo período com 84 empresas.
