Apucarana e região votam gestão terceirizada e modelo cívico-militar
Consulta pública iniciou nesta segunda-feira (17) em seis colégios das cidades de Apucarana, Arapongas, Mauá da Serra, Ivaiporã e Sabáudia
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) abriu, nesta segunda-feira (17), a consulta pública para expandir o programa Parceiro da Escola e o modelo cívico-militar no estado. Na região de Apucarana (PR), dois colégios, Antonio Racanello Sampaio (Arapongas) e João Plath (Mauá da Serra), podem ser geridos pela iniciativa privada a partir de 2026. Já quando o assunto é a militarização, quatro instituições estão na lista do Governo: Escola Estadual Professor Francisco Antonio de Sousa (Apucarana), Colégio Estadual Ivanilde de Noronha (Arapongas), Colégio Estadual Hermínia Rolim Lupion (Sabáudia) e Colégio Estadual Bento Mussurunga (Ivaiporã).
LEIA MAIS: Apucarana e Arapongas podem ganhar novos colégios cívico-militares
A votação ocorre presencialmente nas escolas das 8h às 22h e segue até terça-feira (18). Podem participar pais ou responsáveis, professores, funcionários e alunos maiores de 18 anos, mediante apresentação de documento oficial com foto. Segundo o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, Vladimir Barbosa da Silva, até a tarde desta segunda-feira, o índice de votantes nas cinco escolas pertencentes ao núcleo ainda era baixo, mas deve ser maior no período da noite. "Cerca de 14% de pessoas compareceram às urnas. O colégio que mais teve pessoas foi o Ivanilde Noronha, com 18% de votantes”, comentou.
Demis Sastre de Carvalho, diretor do Colégio Antonio Racanello Sampaio, disse que as chuvas atrapalharam um pouco a votação neste primeiro dia. “A movimentação no dia de hoje foi bem tranquila, mas os pais estão vindo. Acredito que à noite esse movimento se intensifique por conta da saída do trabalho”, afirmou.
Programa Parceiro da Escola
O programa Parceiro da Escola prevê a contratação de empresas especializadas para gerir a parte administrativa e de serviços terceirizados da escola. A gestão pedagógica permanece sob responsabilidade integral dos servidores da Seed-PR. Ao todo, 96 colégios de 78 cidades estão passando pela consulta pública.
Para que a adesão seja efetivada pela via democrática, é necessário um quórum mínimo de 50% mais um voto favorável em cada escola. Caso este número não seja alcançado, a decisão final caberá à Seed-PR.
Em dezembro de 2024, as escolas Antonio Racanello Sampaio, em Arapongas, e João Plath, em Mauá da Serra, já passaram por uma consulta pública do Programa Parceiro da Escola. Na primeira instituição, a comunidade acadêmica foi contrária à terceirização enquanto que na segunda, o quórum de votantes não foi alcançado, por isso as urnas não foram abertas.
Modelo Cívico-Militar
O modelo cívico-militar combina a gestão civil com a presença de militares da reserva, que atuam no apoio à organização e rotina escolar. Entre as 50 unidades selecionadas em 34 cidades, 20 são de educação em tempo integral, autorizadas recentemente por lei a aderir ao formato.
Assim como no Programa Parceiro da Escola, é necessário atingir o quórum mínimo de 50% mais um voto para aderir ao modelo. Caso o quórum de votantes não seja atingido nas escolas aptas a aderirem o modelo cívico-militar nestes dois dias, a consulta se estende até 19 de novembro, no mesmo horário.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline