Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
ASSISTA O VÍDEO

Apucarana e região entram em alerta vermelho para tempestades

Defesa Civil emite alerta vermelho de temporais para Apucarana e Vale do Ivaí; acumulado de chuva na região já passa de 140 mm nesta semana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana e região entram em alerta vermelho para tempestades
Autor Clima chuvoso atinge todo Paraná - Foto: Lis Kato/Tnonline


Apucarana e os municípios do Vale do Ivaí estão sob "aviso de perigo" para tempestades severas a partir desta sexta-feira (12). O alerta, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e corroborado pela Defesa Civil Estadual, abrange 352 cidades do Paraná e indica a chegada de um sistema de baixa pressão que deve provocar chuvas intensas, queda de granizo e rajadas de vento que podem alcançar os 100 km/h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

📰 LEIA MAIS: Mais de 350 cidades do Paraná estão sob aviso de perigo de tempestade

O aviso, que entrou em vigor na noite de quinta-feira, permanece válido até o final desta sexta, mas os modelos meteorológicos apontam que a instabilidade deve persistir durante todo o fim de semana. Em Apucarana, a preocupação das autoridades é com o volume de água previsto — entre 50 e 100 mm/dia — que eleva o risco de cortes de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.

Arapongas: Solo saturado e risco de alagamentos Na vizinha Arapongas, a situação já é considerada crítica devido ao acumulado de chuvas dos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil do município, apenas na manhã desta sexta-feira choveu 48 milímetros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



							Apucarana e região entram em alerta vermelho para tempestades
AutorEm Apucarana, a previsão é de chuva durante o dia todo - Foto: Lis Kato/TNOnline

"Com o acumulado desde segunda-feira, já passamos de 140 milímetros somente esta semana. É um índice muito alto. O solo já se encontra encharcado, o que pode ocasionar mais alagamentos no município", alertou Kummel, representante da Defesa Civil de Arapongas.

A cidade já ativou seu gabinete de crise na madrugada desta sexta-feira (12). Equipes dos Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal estão de prontidão para atender ocorrências de destelhamentos ou inundações causadas pelas descargas elétricas e volume excessivo de água.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Londrina espera "pico" da tempestade no sábado Em Londrina, a Secretaria de Defesa Civil confirmou que a cidade entra oficialmente em alerta vermelho a partir da tarde desta sexta-feira. Segundo o secretário Felipe Juliani, a previsão indica que o fenômeno se estenderá até domingo, com o momento mais crítico previsto para o sábado (13).

"Uma forte tempestade vai atingir a nossa cidade e região. Estamos preparando as equipes da Defesa Civil e a Guarda Municipal para ficarem à disposição", afirmou Juliani. Secretarias de Obras, Iluminação e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) também estão mobilizadas. A orientação expressa é para que a população evite sair de casa durante os temporais e não tente atravessar áreas alagadas.

O fenômeno meteorológico O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) explica que a mudança brusca no tempo não está relacionada a ciclones, mas sim à formação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai. Este sistema atua como um "ímã", atraindo ar quente e úmido do Norte do Brasil em direção ao Paraná.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O choque entre o calor e a umidade favorece a formação de nuvens de desenvolvimento vertical, conhecidas por causarem tempestades explosivas. No domingo, a instabilidade deve continuar forte durante a tarde e noite. Já na segunda-feira (15), a chegada de uma frente fria deve manter o tempo chuvoso, mas trazendo um alívio nas temperaturas após um fim de semana de abafamento.

Canais de Emergência Em caso de necessidade, a população de Apucarana, Arapongas e Londrina deve acionar os órgãos competentes pelos telefones:

• Defesa Civil: 199

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

• Corpo de Bombeiros: 193

• Polícia Militar: 190


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

							Apucarana e região entram em alerta vermelho para tempestades
AutorFoto: Simepar


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline