Apucarana e Arapongas avançam em ranking nacional de competitividade
O desempenho das duas cidades acompanha a evolução do Paraná no cenário nacional, que foi apontado como o 3º mais competitivo do país

Apucarana e Arapongas registraram evolução no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a consultoria Tendências, a Gove e a Seall. O levantamento analisa 100 indicadores distribuídos em áreas como infraestrutura, educação, inovação, capital humano, segurança pública e eficiência da máquina pública.
Apucarana subiu 17 posições em relação ao ano passado e agora ocupa a 119ª colocação entre os municípios mais competitivos do País. Já Arapongas teve um salto ainda maior, avançando 26 colocações, alcançando o 168º lugar.
📰 LEIAS MAIS: Veja as 10 ruas com mais acidentes de trânsito em Apucarana
O desempenho das duas cidades acompanha a evolução do Paraná no cenário nacional. O Estado foi apontado, pelo quarto ano consecutivo, como o 3º mais competitivo do Brasil no Ranking de Competitividade dos Estados, com destaque para a educação, inovação e eficiência da gestão pública.
No recorte estadual, Curitiba e Maringá seguem como os municípios mais competitivos, ocupando respectivamente o 5º e o 7º lugares do ranking geral. Londrina, Paranavaí, Francisco Beltrão e Pato Branco também aparecem entre os destaques nacionais em diferentes áreas, como educação e funcionamento da máquina pública.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Segundo o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, os avanços demonstram que as políticas públicas adotadas em parceria entre Estado e municípios vêm trazendo resultados. “Sete dos 20 municípios com melhor qualidade de educação no País estão no Paraná, e cidades como Apucarana e Arapongas mostram que o interior também avança na agenda da competitividade, com ganhos que vão da base da educação até o desenvolvimento econômico”, destacou.
Além de Apucarana e Arapongas, outros municípios da região Norte também melhoraram seus desempenhos. Londrina aparece em 39º lugar, liderando no pilar de eficiência da máquina pública, enquanto Cambé figura na 203ª posição.