Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
LEVANTAMENTO

Apucarana é a cidade dos Silvas, Marias e Josés, mostra IBGE

Pesquisa do Censo 2022 mostra que Maria, José e Silva seguem entre os mais populares em Apucarana e Arapongas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana é a cidade dos Silvas, Marias e Josés, mostra IBGE
AutorO censo foi divulgado nesta terça-feira (4). - Foto: PxHere

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (4) a segunda edição do levantamento “Nomes no Brasil”, baseado nos dados do Censo Demográfico 2022. A principal novidade desta atualização é a inclusão dos sobrenomes mais frequentes no país.

Entre mais de 140 mil nomes próprios contabilizados, Maria e José mantiveram a liderança já registrada na edição de 2010. No caso dos sobrenomes, Silva aparece no topo, presente na identificação de 16,76% da população brasileira.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS: Acioli é denunciado por fala sobre pessoas em situação de rua

Em Apucarana e Arapongas, o cenário reflete a média nacional. Em Apucarana, Maria é o nome feminino mais comum e José o masculino. Entre os sobrenomes, Silva também lidera, aparecendo em 12,77% dos registros em Apucarana e 11,21% em Arapongas. Os municípios seguem o mesmo padrão, com Santos e Oliveira completando o topo da lista.

Os segundos e terceiros nomes mais comuns também se repetem nas duas cidades: Ana e Aparecida entre as mulheres, e João e Antonio entre os homens.

publicidade

O levantamento também mostra como as preferências mudaram com o passar das décadas em Apucarana. Entre 1940 e 1979, Maria e José eram os nomes mais registrados. Já nos anos 1980, Anderson substituiu José. Na década de 1990, os nomes Lucas e Ana dominaram, enquanto entre 2000 e 2019 os favoritos foram Maria e João. Na fase mais recente, entre 2020 e 2022, o nome Miguel assumiu a liderança juntamente com Maria.

Encontre seu nome no ranking completo aqui.

Sigilo estatístico

publicidade

O IBGE ressalta que, por questões de sigilo, nomes e sobrenomes com menos de 20 ocorrências no país podem ser ocultados. Além disso, mapas e gráficos podem apresentar lacunas quando os dados não atingem o mínimo necessário para divulgação — 15 registros por estado e 10 por município —, o que evita a identificação individual.

Sobre a pesquisa

O projeto “Nomes no Brasil” utiliza os dados declarados pelos moradores em 1º de agosto de 2022, data de referência do Censo. O estudo considera apenas o primeiro nome informado e a frequência dos sobrenomes, independentemente da ordem.

publicidade

Variações ortográficas também foram contabilizadas separadamente — por exemplo, Ana e Anna, Ian e Yan, Luis e Luiz. Além disso, a pesquisa não utiliza sinais gráficos como acentos ou cedilha, o que unifica registros como Antônio, Luísa e Cauã em suas versões sem diacríticos.



publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline