Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
EMPODERAMENTO

Apucarana discute políticas públicas para as mulheres em conferência

Evento também irá escolher as delegadas que irão representar o município na etapa estadual, que acontece em agosto

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana discute políticas públicas para as mulheres em conferência
AutorA palestra magna de abertura da conferência foi proferida pela professora doutora Tania Fatima Calvi Tait, autora de diversos livros - Foto: Prefeitura Municipal de Apucarana

Representantes da sociedade civil e do poder público se reuniram na 2ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, nesta quinta à noite (05), na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O evento será finalizado nesta sexta (06), com a discussão dos eixos temáticos e a escolha das delegadas que irão representar Apucarana na etapa estadual.

A secretária municipal da Mulher, Karine Mota, afirma que a conferência é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos relativos às políticas públicas. Ela também destacou os seis eixos temáticos que serão discutidos durante a conferência: : (1) Democracia, participação e governança das mulheres; (2) Trabalho, equidade salarial e autonomia econômica; (3) Territórios livres de violência e fortalecimento das redes de atenção à mulher; (4) Direito ao território e sustentabilidade; (5) Educação não sexista e cultura da igualdade; e (6) Saúde integral e bem-estar da mulher.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS: Caminhão quebrado provoca congestionamento na PR-170 em Apucarana

A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Giseli Prado Santos, afirma que o objetivo da conferência é fomentar o diálogo, incentivar a escuta ativa e construir, de forma coletiva, propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para mulheres no município.

A representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Maria Inez Barboza Marques, afirma que o órgão já está trabalhando na organização da conferência estadual, que acontecerá no mês de agosto. “As propostas definidas na conferência municipal serão levadas para a estadual e depois para a nacional. Com todo esse processo, tenho certeza que teremos políticas públicas diferenciadas para cobrir a diversidade de mulheres que temos no Brasil”, pontua.

publicidade

O vereador Moisés Tavares representou o prefeito Rodolfo Mota na abertura do evento e concedeu a palavra para a vereadora Eliana Rocha, que é vice-presidente do Legislativo e presidente da Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores. “Infelizmente, temos apenas uma mulher na Câmara Municipal, mas o meu sonho é para que no próximo mandato tenhamos três, quatro ou cinco, para que o Legislativo seja cada vez mais atuante e igualitário. Quero parabenizar a todas que estão participando desta conferência, mostrando que nós mulheres somos capazes de estar em todo e qualquer lugar”, ressaltou a vereadora.

A palestra magna de abertura da conferência foi proferida pela professora doutora Tania Fatima Calvi Tait, autora de diversos livros entre os quais “As mulheres na luta política” e “Elas querem o poder”. De acordo com ela, a última conferência nacional foi realizada em 2016. “Temos no Brasil um hiato de nove anos. É quase uma década sem que a gente saiba da situação da mulher brasileira, sem saber como estão as mulheres trabalhadoras, negras, indígenas, quilombolas, ciganas, LGBTQIA+, enfim como estão as mulheres do campo, das cidades, das florestas, das águas”, disse a especialista, acrescentando que na conferência de 2016 surgiram situações que se repetiam em várias partes do país e que culminaram na implantação de políticas públicas de alcance nacional.

Também estiveram presentes Daniel Fernando Matheus Gomes, diretor-geral da Unespar campus Apucarana, Fabíola Carrero, secretária municipal de Assistência Social e Nilsa Christ, representando a Câmara da Mulher Empreendedora, além de integrantes da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline