Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
PRÓXIMA QUARTA

Apucarana convoca população para discutir orçamento de 2026

A participação popular na construção do orçamento público está previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana convoca população para discutir orçamento de 2026
Autor Secretário municipal da Fazenda, professor Rogério Ribeiro - Foto: Reprodução

O prefeito Rodolfo Mota confirmou para a próxima quarta-feira (09/04), às 18h30, no salão nobre da prefeitura, a realização de uma audiência pública de apresentação e discussão da minuta do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026 (LDO 2026).

-LEIA MAIS: Apucarana: audiência discute projeto que proíbe apologia ao crime

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A participação popular na construção do orçamento público está previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000), mas é a primeira vez que é realizada em Apucarana por iniciativa do Executivo Municipal. “Nosso mandato é de transparência, de construção do futuro e, para isso, contamos com a opinião do cidadão, que é o pagador de impostos e o maior interessado onde e como o dinheiro público será aplicado”, frisa o prefeito Rodolfo Mota, convidando a todos os apucaranenses para participar da audiência pública de quarta-feira.

O secretário municipal da Fazenda, professor Rogério Ribeiro, salienta que a audiência de iniciativa do Executivo Municipal sempre foi uma previsão legal, mas não era realizada pelas gestões anteriores. “O que vinha sendo feito era apenas a discussão dentro do Legislativo, quando o projeto de lei já estava praticamente pronto. Agora estamos garantindo efetiva participação da população desde o início do processo. Já trabalhamos internamente na LDO desde fevereiro e agora queremos ouvir as sugestões, propostas dos cidadãos para a construção das diretrizes do orçamento para o próximo exercício fiscal”, afirmou Ribeiro.

A LDO discorre sobre as metas fiscais (arrecadação e despesas) e é peça fundamental para a correta aplicação do dinheiro público. “Reforço o convite do prefeito municipal e esperamos contar com a presença do apucaranense durante a audiência onde iremos apresentar e discutir a minuta do projeto da LDO 2026”, convida o secretário, frisando que o projeto de lei deverá ser protocolado para discussão na Câmara de Vereadores até o dia 15 de abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A LDO tem ainda a finalidade de orientar a elaboração do PLOA 2026 (Projeto de Lei Orçamentária Anual). “A LDO é uma discussão mais técnica, trata das diretrizes e metas do orçamento. Também neste ano teremos a elaboração do PPA para os próximos anos e da LOA. Leis que terão como base a LDO”, detalhou Rogério Ribeiro, secretário da Fazenda.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline